8 fake news sobre o novo coronavírus

Notícias falsas têm se espalhado nas redes com facilidade; saiba quais são e como denunciá-las

Author Photo
3:22 pm - 30 de março de 2020
fake news fake news

Em meio a enorme quantidade de informações publicada diariamente sobre o novo coronavírus, é inevitável que as pessoas recebam fake news dos mais diversos tipos sobre a doença. Além de ter como objetivo captar dados de usuários, os cibercriminosos utilizam as notícias falsas como forma de gerar pânico, confusão e incerteza na sociedade.

A mais recente delas, que ganhou as redes sociais no último fim de semana, diz respeito à morte de um homem de 57 anos na capital pernambucana. De acordo com as publicações, o homem teria falecido durante um acidente e a causa da morte, no atestado de óbito, estaria como decorrente de COVID-19. Nos dados oficiais da Secretaria de Saúde de Pernambuco, entretanto, não há informações sobre o caso deste suposto paciente.

Para ajudar a combater os boatos e notícias falsas sobre a doença, o Ministério da Saúde disponibilizou um telefone para que a população possa enviar mensagens e denunciar esses casos, que serão apurados pelo Ministério. Para confirmar se uma informação é real antes de compartilhar, verifique pelo número (61)99289-4640.

Abaixo, listamos algumas das fake news mais compartilhadas sobre a pandemia nos últimos dias:

Fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre combate o coronavírus: Até o momento, não há nenhuma medicação, vitamina ou alimentação específica que possa prevenir ou curar a infecção pelo coronavírus.

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pede para compartilhar áudio no WhatsApp: A voz no áudio falso não é do ministro, e as comunicações oficiais são realizadas exclusivamente por meio dos canais oficiais do Ministério da Saúde e em coletivas de imprensa.

China anuncia vacina para coronavírus: até agora, ainda não há em nenhuma parte do mundo, uma vacina pronta para comercialização. Entretanto, estudos estão sendo realizados por pesquisadores e cientistas para o desenvolvimento de uma forma eficaz de combate à doença.

Coronavírus torna homens inférteis: ainda não há dados suficientes para estabelecer uma relação direta entre infertilidade masculina e a infecção pelo vírus.

O vírus morre em temperaturas superiores a 26ºC: consumir alimentos e líquidos com temperatura superior a 26ºC não apresenta eficácia na eliminação do vírus do corpo.

Coronavírus fica vivo por nove dias: o estudo que apresenta esta afirmação não foi realizado co o COVID-19, causa da pandemia global. Os dados tratam de outros coronavírus, como MERS e SARS.

Óleos bentos/ungidos/consagrados combatem o vírus: ainda não há um tratamento específico contra a doença. A cura dos infectados acontece pela resposta imune do organismo.

Utilizar álcool em gel nas mãos altera bafômetro em blitze: a inalação do álcool, após a aplicação nas mãos, dura pouco tempo nos pulmões e não é absorvido pela corrente sanguínea. Por isso, utilizar álcool em gel não acarreta infrações de trânsito.

Lembrando que a contaminação do vírus se dá por gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Para a prevenção da doença, o Ministério da Saúde recomenda:

  • Lavar as mãos com frequência, com água e sabão. Ou então higienizar com álcool em gel 70%.
  • Cobrir nariz e boca com lenço ou com o braço ao tossir ou espirrar.
  • Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
  • Isolamento social.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
  • Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.