Condomínios otimizam gestão com internet das coisas

A crescente demanda por sistemas de segurança integrados e o aumento nos investimentos em projetos de construção eficientes estão dando origem a uma nova geração de condomínios. Utilizando a tecnologia da internet das coisas (IoT) para construir prédios inteligentes, soluções mais avançadas trazem redução de custos atrelada a critérios de gestão, segurança e sustentabilidade.

Na busca por mais eficiência na gestão e também segurança, a tendência é que construções residenciais e comerciais cada vez mais estarão aliadas à IoT. Tornando possível que os equipamentos e recursos funcionem como peças integradas, estando ligados uns ao outros para serem capazes de se comunicar máquina a máquina com o apoio do homem, a Internet das Coisas tem se sido a base para o conceito de edifícios inteligentes, conhecidos como Smart Buildings.

Grandes empresas estão cada vez mais mostrando interesse por essa tecnologia. De acordo com Mauro Peres, diretor Comercial da Alert System, empresa responsável pelo desenvolvimento de sistemas de automação inteligentes, a busca por soluções de gestão e monitoramento que integrem IoT são crescentes e têm se tornando urgentes para muitos condomínios, tanto residenciais, quanto comerciais, que necessitam de ações assertivas para garantir eficiência e economia de recursos.

Inovação

“Soluções nesta área passaram a ser vistas como um investimento prioritário pois torna possível levantar as questões com muito mais agilidade e assertividade, reduzindo os índices dos problemas identificados e também redução de custos nos condomínios. As soluções otimizam o uso de energia, da segurança, garantindo melhor qualidade de vida, maior comunicação entre sistemas, entre outros benefícios”, explica Mauro.

A IoT vem para unir inovação tecnológica, sustentabilidade nos projetos e redução de custos. A implementação destas tecnologias já é realidade em muitos países. Apesar das barreiras ainda existentes no mercado brasileiro, os dispositivos conectados à Internet nas residências do país devem movimentar cerca de US$ 612 milhões (quase R$ 2 bilhões) em 2018, número que representa crescimento de 43% em comparação ao ano anterior.

Em São Paulo algumas construções já seguem este padrão, como o Eldorado Business Tower e a Torre Santander. Em se tratando de mega condomínios um dos projetos em fase de desenvolvimento na capital paulistana é o do empreendimento Parque da Cidade, que está contando com o apoio da Alert System, e deve ficar pronto no final do semestre. Quando concluído, o complexo terá oito torres (duas residenciais e seis corporativas), um hotel e um shopping center.

Recent Posts

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

12 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

14 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

16 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

17 horas ago

Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares

A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…

17 horas ago

7 empresas de TI com vagas abertas

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

18 horas ago