Condomínios otimizam gestão com internet das coisas

Na busca por mais eficiência na gestão e também segurança, a tendência é que construções residenciais e comerciais cada vez mais estarão aliadas à IoT

Author Photo
6:03 pm - 03 de outubro de 2018

A crescente demanda por sistemas de segurança integrados e o aumento nos investimentos em projetos de construção eficientes estão dando origem a uma nova geração de condomínios. Utilizando a tecnologia da internet das coisas (IoT) para construir prédios inteligentes, soluções mais avançadas trazem redução de custos atrelada a critérios de gestão, segurança e sustentabilidade.

Na busca por mais eficiência na gestão e também segurança, a tendência é que construções residenciais e comerciais cada vez mais estarão aliadas à IoT. Tornando possível que os equipamentos e recursos funcionem como peças integradas, estando ligados uns ao outros para serem capazes de se comunicar máquina a máquina com o apoio do homem, a Internet das Coisas tem se sido a base para o conceito de edifícios inteligentes, conhecidos como Smart Buildings.

Grandes empresas estão cada vez mais mostrando interesse por essa tecnologia. De acordo com Mauro Peres, diretor Comercial da Alert System, empresa responsável pelo desenvolvimento de sistemas de automação inteligentes, a busca por soluções de gestão e monitoramento que integrem IoT são crescentes e têm se tornando urgentes para muitos condomínios, tanto residenciais, quanto comerciais, que necessitam de ações assertivas para garantir eficiência e economia de recursos.

Inovação

“Soluções nesta área passaram a ser vistas como um investimento prioritário pois torna possível levantar as questões com muito mais agilidade e assertividade, reduzindo os índices dos problemas identificados e também redução de custos nos condomínios. As soluções otimizam o uso de energia, da segurança, garantindo melhor qualidade de vida, maior comunicação entre sistemas, entre outros benefícios”, explica Mauro.

A IoT vem para unir inovação tecnológica, sustentabilidade nos projetos e redução de custos. A implementação destas tecnologias já é realidade em muitos países. Apesar das barreiras ainda existentes no mercado brasileiro, os dispositivos conectados à Internet nas residências do país devem movimentar cerca de US$ 612 milhões (quase R$ 2 bilhões) em 2018, número que representa crescimento de 43% em comparação ao ano anterior.

Em São Paulo algumas construções já seguem este padrão, como o Eldorado Business Tower e a Torre Santander. Em se tratando de mega condomínios um dos projetos em fase de desenvolvimento na capital paulistana é o do empreendimento Parque da Cidade, que está contando com o apoio da Alert System, e deve ficar pronto no final do semestre. Quando concluído, o complexo terá oito torres (duas residenciais e seis corporativas), um hotel e um shopping center.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.