Comunicação e colaboração unificadas mudarão o ambiente de trabalho?
Saiba como a junção dos dois conceitos está mudando a dinâmica corporativa
O ambiente de trabalho da sua empresa atrai revolucionários digitais ou é o local ideal para atrasados digitais? Se a sua empresa se enquadra no segundo caso, é hora de começar a repensar como a falta de investimento na digitalização do ambiente de trabalho vai afetar o futuro dos negócios – pesquisas indicam que uma boa experiência no trabalho traz até 30% de vantagem competitiva para a empresa.
A Microsoft aponta que os funcionários estão entusiasmados com novas tecnologias e desejam que as empresas ofereçam mais ferramentas digitais. As empresas que as adotam, além de conseguirem mais eficiência, gera outros benefícios além do engajamento, tais como maior interações com clientes e agilidade e transparência.
Além disso, um ambiente de trabalho onde a colaboração e a comunicação unificada fazem parte do dia a dia permite que os funcionários revolucionários tenham maior capacidade para incorporar novas habilidades profissionais, uma característica fundamental para a eficiência de equipes multidisciplinares.
A cultura do “nós” toma o lugar da cultura do “eu”
Uma cultura de colaboração, facilitada pela implantação de soluções e ferramentas de comunicação unificada, conecta pessoas e recursos de informação em um só lugar, atendendo as necessidades de cada funcionário, com flexibilidade e mobilidade.
A maior parte dos revolucionários (70%) cita que tecnologias digitais, como as de comunicação unificada, melhoram a colaboração, atendendo à necessidade de compartilhar ideias, trabalhar ao mesmo tempo em diversos projetos e tomar decisões com a ajuda de outros funcionários. O importante é que a tecnologia seja capaz de reunir pessoas, conversas, conteúdo e ferramentas que as equipes precisam para colaborar, personalizando as experiências.
A nova experiência no ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho digital acaba com todos os silos que limitam a comunicação, criam repetição de trabalho e impedem o acesso a informações. Você trabalha em um ambiente dividido em silos? Caso positivo, a chance de você estar infeliz no trabalho é bem alta. E aqui vai um alerta aos líderes de negócios: funcionários infelizes custam dinheiro. Um relatório da empresa de pesquisas Gallup, divulgado em 2017, dava conta de que funcionários infelizes e não engajados custavam entre US$ 483 bilhões e US$ 605 bilhões anualmente em produtividade perdida.
Para começar a transformação digital no ambiente de trabalho é preciso investir em conectividade, comunicação e colaboração. A partir daí, será possível oferecer mobilidade, flexibilidade e soluções de voz e vídeo que certamente irão melhorar a experiência, entre outros atrativos, para os revolucionários, com maior acesso às informações e ferramentas que permitam que o trabalho seja realizado a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.
Essa nova experiência no ambiente de trabalho colaborativo deve ser transparente e sem atrito, com o uso de tecnologias inovadoras de comunicação unificada, reunindo aplicativos em um único dispositivo que tornam os funcionários mais eficientes, produtivos, engajados e felizes. Se ainda não faz parte da lista, quem sabe se com essas mudanças a sua empresa passa a ser considerada uma Great Place to Work?
*Rodrigo Abraão é especialista em Colaboração e Serviços – UCaaS/CCaaS da Softline Brasil