Depois da chegada e acomodação dos aplicativos de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, a modalidade de compartilhamento de carona ganha destaque nas discussões dentre especialistas em mobilidade urbana e investimento por parte das empresas que prestam esse tipo de serviço.
Isso porque, após atender uma demanda que carecia de novos modais, os desafios alcançaram novos patamares, que passam por economia de tempo e dinheiro, culminando numa visão macro de melhoria do trânsito em geral.
Durante o painel “Mobilidade Urbana: Onde Estamos e Para Onde Vamos?”, que abriu a Arena Logicalis, no primeiro dia do IT Forum X, foi debatido entre os palestrantes as maneiras como as empresas podem colaborar com o desenvolvimento da mobilidade urbana e como esbarram em questões relacionadas as limitações que sentem por parte do poder público.
Douglas Tokuno, responsável pela operação do Waze Carpool na América Latina, destacou a meta do serviço, que é incentivar o compartilhamento de carona. “Queremos desestimular o uso individual dos veículos. A ideia é ajudar a melhorar o trânsito”, afirma Tokuno.
Roberto Speicys, fundador da Scipopulis, que trabalha com mobilidade urbana a partir de dados de Big Data, e Carlos Mira, CEO na Truckpad, lembraram da importância da vigilância e prioridade do poder público em relação ao peso e logística que dá para os modais disponíveis nas cidades.
Participaram também do painel Ricardo Leite, country manager da BlaBlaCar, aplicativo de caronas, Lucas Cafici, CEO do Instacarro, ferramenta de venda de veículos, e Flávio Tavares, fundador do Instituto Parar.
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