Notícias

Como usar o Google Data Studio para criar dashboards e relatórios

Você já pensou em usar o Google Data Studio para criar seus dashboards e relatórios de marketing, vendas, finanças, contabilidade ou qualquer outra matéria?

Caso sim, este artigo é para você. Caso não, você ficará impressionado com as possibilidades de usar seus dados de forma tão simples e bonita. Afinal, neste material vai descobrir como criar dashboards.

1˚ Passo: Importando as Data Sources (fontes de dados) para o Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta poderosa e gratuita que permite a criação de painéis de dados para acompanhamento de resultados e geração de insights. Tais dashboards podem, inclusive, serem compartilhados com membros da sua equipe, clientes ou outras áreas.

O Google Data https://itforum.com.br/wp-content/uploads/2018/07/shutterstock_528397474.webp trabalha com diferentes fontes de dados e tem integrações nativas com os produtos Google, como Google Analytics, Search Console e Google Ads. Mas, se você usa outras fontes de dados, também é possível integrar, neste caso você irá precisar de uma ferramenta parceira para tal integração (um conector) ou fazer o upload manual dos dados num arquivo que alimente seu relatório. O mais encantador de tudo é um processo simples e viável para pequenas empresas, profissionais liberais e até grandes empresas.

A primeira coisa que precisa fazer é definir as fontes de dados do seu dashboard. Com os acessos desta(s) fonte(s) em mãos, o processo de importação dos dados pode começar.

Faça login aqui

Ao entrar na ferramenta você verá a imagem acima e terá acesso a alguns templates para usar, você pode optar por um modelo disponível ou desenvolver o seu próprio modelo do zero.

Após definir se irá começar do zero ou a partir de um Google Data Studio template, caso não tenha muita familiaridade recomendamos escolher um template, chegou a hora de conectar a fonte de dados (data source). Ao escolher o template, no canto superior direito aparecerá o botão Usar Template, na sequência aparecerá a possibilidade de adicionar uma nova fonte de dados (new data source).

 

Vamos supor que você deseja ver os dados da sua campanha de Google Ads (Adwords), é só escolher a conta que aparecerá em Nova fonte de dados, lembre-se você deve estar usando a mesma conta que acessa o Google Ads (Adwords) para que os dados apareçam.

Pronto! É só clicar em Criar Relatório que seu dashboard estará sendo alimentado. Agora comece a usar e aproveite a agilidade de acessar seus dados em qualquer momento e em qualquer lugar.

Se sua ideia é ter dados de outras fontes do próprio Google, ficou fácil! Afinal por serem produtos da mesma empresa, a transferência de dados da fonte (Google Analytics, Google Ads) para o Google Data Studio fica a um clique de distância.

*Ariane Maia é diretora executiva da A²BI – empresa especializada em gestão e análise de dados

 

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

6 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

7 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

1 dia ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago