Como se tornar um sênior na carreira de desenvolvedor?

Quais os caminhos necessários para alcançar a senioridade e qual o papel da profissão como mediador no contexto empresarial

Author Photo
2:09 pm - 03 de maio de 2022
Foto: Shutterstock

Ao falar sobre as carreiras de tecnologia, além do pensamento direcionado aos códigos, muitos refletem sobre a possibilidade de progressão de carreira. O desejo de crescer na área está presente na grande maioria dos profissionais. E é assim que surge a pergunta “como se tornar sênior?”

Praticar não é o suficiente, é preciso achar a oportunidade de ir adiante. Eu costumo dizer que além da repetição de atividades, é preciso pensar em como gerar mais qualidade no trabalho, em como ampliar a entrega de valor. Para isso, o profissional precisa estar em constante aprendizado, ganhando conhecimento para que possa agregar ainda mais ao time.

Pode-se afirmar que grande parte das empresas possuem um padrão de desenvolvimento de carreira. Dentro dessa definição, existem três pontos que são trabalhados: adaptação dentro do contexto da companhia; entendimento dos desafios que devem ser enfrentados; aprendizado e engajamento para estabelecer mais profundidade, de forma que a resolução de problemas seja mais eficaz por conta da experiência e prática do colaborador.

Leia também: Transformação digital coloca especialistas em foco

Assim vejo, que a pessoa consegue trilhar um trajeto para a senioridade, entendendo como alavancar um código e também, como organizar um projeto. Portanto, uma boa qualidade no código é adquirida por meio da experiência prática alinhada à expansão dos conhecimentos a respeito do negócio e aprimoramento de capacidade técnica. É essa união que faz com que o profissional entenda o contexto e os detalhes sobre a complexidade do desafio.

Por meio da prática e organização, é possível ampliar o alcance do que se faz, direcionando o foco e materializando os resultados. Então, o profissional sênior é aquele que enxerga o projeto todo, o impacto no negócio e vai mediar o acesso das pessoas da sua equipe, direcionando da melhor forma possível cada componente do time. Um profissional em nível sênior, por conta da sua experiência, é uma referência técnica, alguém que possui maior domínio no seu campo de atuação.

É ele que vai identificar oportunidades e propor arquiteturas novas, encontrando a melhor forma de viabilizá-las. Vale dizer que o entendimento de liderança também é fundamental, afinal é essa pessoa que vai organizar a melhor atividade de outros profissionais, multiplicando conhecimento e produtividade.

Veja também sobre oportunidades na área de tecnologia

Finalizo dizendo que é possível identificar oportunidades de melhoria, organizar o time para que consiga trabalhar e construir a estrutura do projeto de forma que a equipe possa atuar. Você precisa ser capaz de criar um código de modo que profissionais juniores também possam ser produtivos.

* Luciano Holanda é instrutor de cursos no ITuring e líder de tecnologia no QuintoAndar

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.