Transformação digital coloca especialistas em foco

Pesquisa da PageGroup em parceria com o Instituto IT Mídia revela cargos que tiveram aumento salarial

Author Photo
9:53 am - 27 de abril de 2022

A transformação digital acelerada levou à criação de novas políticas, formas de operação e faturamento para os negócios, gestão, processos, tomadas de decisão e cultura, aumentando receita, melhorando a eficiência e reduzindo custos.

“A aceleração digital dos últimos dois anos, motivada pela necessidade de continuidade dos negócios, representou um salto na digitalização de pessoas como usuário final, empresas, modelos de negócio, mercados, culturas. De maneira geral, influenciou todos em maior ou menor grau, ninguém passou ileso”, analisa Vitor Cavalcanti, diretor geral do Instituto IT Mídia.

Para Raphael Carriço, gerente da área de Tecnologia do PageGroup, os profissionais de TI que ainda não estão familiarizados com a transformação digital devem ficar mais atentos e entender as principais mudanças desse setor. “A transformação digital traz desafios às empresas e profissionais que dela participam, especialmente da área de tecnologia. É preciso estar bem conectado com essa nova realidade e como ser parte integrante desse processo”, completa.

Com a digitalização, as companhias passaram a adotar novas ferramentas, plataformas, sistemas, automação de processos, data driven, entre outros. Isso aumentou a necessidade de contratação de profissionais de tecnologia e influenciou a remuneração de algumas posições.

Os cargos que tiveram maiores aumentos salariais, de acordo com o Estudo Remuneração 2022 do PageGroup, foram: analista de projetos (75%), analista de business intelligence (70%) e consultor SAP (67%).

A pesquisa, que contou com um capítulo sobre a Transformação Digital realizado em parceria com o Instituto IT Mídia, também revelou que 41% dos cargos tiveram aumento; 55% dos cargos apresentaram estabilidade; e somente 4% tiveram queda de salário.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.