Como os CIOs refinam as habilidades de dados mais procuradas

De engenheiros de back-end a cientistas de dados e especialistas em linha de negócios, aqui está o talento em demanda

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5:19 pm - 16 de junho de 2023
Imagem: Shutterstock

Quase todo CIO diz a mesma coisa: os dados são a chave para criar uma vantagem competitiva. Até 88% dos tomadores de decisão de TI acreditam que a coleta e a análise de dados têm o potencial de mudar fundamentalmente a maneira como sua empresa faz negócios nos próximos três anos, de acordo com o estudo Data & Analytics 2022, da Foundry.

No entanto, coletar e analisar dados é apenas o ponto de partida. As empresas que desejam aproveitar ao máximo os dados que coletam precisam de pessoas talentosas que possam usar a tecnologia para transformar informações em insights eficazes. Então, o que os líderes digitais pioneiros estão fazendo para se adaptar e enfrentar esse desafio de frente e quais habilidades de dados são necessárias para obter os resultados desejados?

Retroceder para avançar

As descobertas do recrutador Nash Squared também mostram que os líderes digitais acreditam que os dados são cruciais para oferecer uma vantagem competitiva, e seu relatório anual de liderança digital refere-se aos dados como “a joia da economia digital”.

No entanto, embora a importância dos dados seja reconhecida, a pesquisa do recrutador sugere que polir essas joias é um desafio. Apenas 21% dos líderes digitais sentem que seus negócios são muito ou extremamente eficazes no uso de insights de dados para gerar receita.

Portanto, há uma inconsistência: as empresas sabem que os dados são importantes, mas não necessariamente sabem como aproveitá-los ao máximo. Bev White, CEO da Nash Squared, diz que as razões para essa contradição são complicadas.

“Levar as pessoas em uma jornada geralmente exige que você primeiro coloque sua própria casa em ordem”, diz ela. “As empresas podem ter muitos dados, mas podem ser muito desconectados e inconsistentes. Então, se você realmente vai tirar vantagem disso, você tem que ir para trás para poder seguir em frente”.

Para algumas pessoas, essa visão retrospectiva pode parecer um retrocesso. Em uma era de dados abundantes e tecnologias emergentes como inteligência artificial (IA) e machine learning (ML), por que as empresas se concentrariam nas áreas menos atraentes da infraestrutura subjacente e dos pipelines de dados?

A razão, simplesmente, é que as empresas vão lutar para transformar informações em insights sem bases de dados sólidas. O Forrester alertou há cinco anos que havia um risco de as empresas se esquecerem de investir na capacidade de engenharia que ajudaria os cientistas a criar valor a partir dos dados.

Hoje, os líderes digitais reconhecem que um investimento em capacidade fundamental é mais crucial do que nunca. A pesquisa da Foundry também sugere que algumas das habilidades mais importantes que os líderes digitais precisam para apoiar seus programas de analytics são gerenciamento de dados, integração de dados, arquitetura de dados e engenharia de dados.

Para CIOs inteligentes, retroceder envolve o desenvolvimento de capacidade de engenharia interna para garantir que as pessoas em toda a empresa tenham acesso a fontes de informações confiáveis. Veja o exemplo de Barry Panayi, Diretor de Dados e Insight da John Lewis Partnership.

“Dez anos atrás, tudo era sobre ‘tornar-se um cientista de dados’”, diz ele. “Mas, na verdade, você precisa se tornar um engenheiro de dados agora. Quero pessoas de dados que tenham uma mentalidade semelhante à da engenharia de software. Isso é porque você está construindo um produto. Tudo é um produto agora com dados”.

Panayi está trabalhando com seus engenheiros de dados e a tecnologia Snowflake para criar uma abordagem integrada às informações corporativas, uma única versão da verdade de onde fornecer análises úteis. “Então, todos os seus dados estarão em um ecossistema unido, em vez de depender das estruturas díspares do passado”, diz ele.

Jeff Singman, Vice-Presidente Executivo de Tecnologia da Arkos Health, é outro líder digital que acredita em estabelecer as bases certas. Sua organização gerencia dados de diversas fontes, seja de plataformas hospitalares ou de um aplicativo no celular de um paciente.

“Quando você realmente o separa, precisa ter o mecanismo para capturar, normalizar e transformar dados”, diz ele. “Eu certamente quero engenheiros de dados. E não se trata apenas de ingestão [de dados]. É sobre modelagem de dados e esquemas de dados. Portanto, você precisa de tudo, desde o foco em feeds e capturas até um conjunto de recursos que lidam com a normalização”.

Criando insights a partir de informações

A mensagem até agora é direta: os CIOs precisam de gerentes de dados talentosos que possam garantir que os dados corporativos sejam integrados e organizados. Uma vez que essa sobrecarga de dados estruturados e não estruturados esteja em ordem, eles precisam de especialistas que possam ajudar a transformar informações em insights. E, como testemunham vários líderes digitais, é aí que começa o desafio realmente difícil.

“A chave é obter informações a partir dos dados”, diz Prakash Rao, Chefe de Grupo de Projetos de Cadeia de Suprimentos do gigante varejista e hoteleiro Landmark Group. “Qual é o problema que você está tentando resolver? Quando você tem informações, há tantas ações que podem resultar delas – e, se você acertar essas ações, tudo leva a melhorias”.

Rao diz que a busca por pessoas que pudessem transformar informações em insights há 15 anos pode ter sido centrada na experiência em Excel. Hoje, seu negócio – como 30% dos líderes digitais na pesquisa da Foundry – está priorizando a busca por cientistas de dados talentosos.

Marc Jennings, CIO de Analytics e IA da empresa de viagens TUI, diz que habilidades em ciência de dados, como Python, SQL e R, estão no topo de sua lista de mais procurados. No entanto, ele também reconhece que as habilidades técnicas são apenas um elemento do profissional de dados completo.

“O que recrutamos na TUI não são apenas as habilidades, mas também a atitude”, diz ele. “Procuramos pessoas curiosas que ficam perguntando: ‘Por quê?’ Quero pessoas que cheguem ao fundo do desafio. As habilidades técnicas são boas, mas você só vai me ajudar muito.

Esse é um sentimento que combina com Daniel Smith, Chefe Global de Analytics e Insights da marca de roupas Pangaia. Ele vê muitos candidatos que são fortes do ponto de vista de back-end. Mas onde eles são mais fracos é na visualização de dados, e a crescente conexão entre TI e negócios significa que a falta de proficiência é um problema.

“As funções de negócios vão fazer perguntas”, diz Smith. “Se a sua experiência está toda no lado da ciência de dados e não na visualização, não haverá muitas pessoas no negócio que entenderão o que você está falando”.

Bob Michael, Chefe de Dados da varejista DFS, é outro líder digital que deseja ótimos comunicadores. Sim, ele possui forte capacidade de gerenciamento e análise de dados internamente, mas também precisa que esses especialistas em tecnologia sejam os curadores de dados e de conjuntos de dados.

O sucesso é fornecer as ferramentas certas para as pessoas na empresa, para que possam acessar fontes de dados confiáveis e responder às suas próprias perguntas com rapidez e eficácia. “Basicamente, não quero uma equipe grande de 400 pessoas”, diz Michael. “Quero moldar a maneira como as pessoas na empresa usam os dados. Em última análise, os dados devem ser apenas parte do negócio. Não estou procurando cientistas de dados e estatísticos que não podem se comunicar porque não podem ajudar minha causa do ponto de vista do gerenciamento de dados”.

Ajudando a empresa a se ajudar

E aí está o problema: a chave para transformar informações em insights é garantir que as pessoas em toda a empresa tenham as ferramentas e a confiança para trabalhar com dados. Outra prova vem da pesquisa da Foundry, que sugere que a habilidade de dados mais importante para os líderes digitais é o treinamento analítico para equipes que não são de TI, observado por 41% dos entrevistados.

Mary O’Callaghan, Diretora de Engajamento de Tecnologia da British Heart Foundation, diz que o melhor caminho a seguir é que os executivos de dados e suas equipes adotem uma abordagem colegiada. Profissionais de dados, como CDOs, analistas, cientistas e engenheiros, devem trabalhar ao lado de seus colegas de negócios para ajudá-los a explorar as informações.

“Antes que as pessoas comecem a pensar em como usar o Power BI, elas precisam saber como fazer as perguntas certas”, diz ela. “Às vezes penso que é apenas uma questão de confiança porque, nas suas áreas funcionais, as pessoas são muito confiantes e sabem o que estão a fazer. Acho que precisamos deixar as pessoas da empresa fazerem perguntas e depois trabalhar com elas para encontrar as respostas”.

Esse é um sentimento que ressoa em Caroline Carruthers, ex-CDO da Network Rail do Reino Unido e agora CEO da Carruthers + Jackson. O Data Maturity Index, divulgado recentemente por sua empresa de consultoria, informa que quase dois terços dos líderes de dados acreditam que a maioria ou quase todos os funcionários de sua organização não são alfabetizados em dados.

Isso é um problema porque as empresas com forte alfabetização em dados têm maior probabilidade de entender que as informações não são exclusivas de equipes especializadas em dados. Carruthers diz que os líderes digitais devem trabalhar para construir uma cultura de dados em toda a organização.

“Menos geralmente é mais quando se trata de dados”, diz ela. “O uso eficaz de dados não se trata apenas de números. São as outras coisas que podemos dizer às pessoas – é o insight e a orientação. Trata-se de criar uma pilha inteligente de dados para que as pessoas se baseiem, para que possam fazer seu trabalho melhor”.

O que está claro, diz Ashley Cairns, Diretora de Entrega da Carruthers + Jackson, é que a importância de ser capaz de transformar informações em insights só vai para um lado: para cima. Portanto, seja você um engenheiro de back-end ou um especialista em atendimento ao cliente de front-end, todos na empresa devem desenvolver uma abordagem madura para as informações.

“Os dados farão parte de sua vida profissional diária”, diz ela. “O sucesso é dar a todos um pensamento crítico e a capacidade de fornecer contexto à história que estão contando”.

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