Notícias

Como incentivar o pensamento estratégico nas equipes de TI

De acordo com o Gartner, em 1950, 30% da população mundial vivia nas cidades. Hoje, o número é de 55%, e deve aumentar para 68% até 2050.

Com o crescimento das grandes metrópoles, há efeitos de grande impacto em todos os aspectos dos negócios, exigindo que as equipes de infraestrutura e de TI adotem abordagens mais rápidas para lidar com as demandas futuras.

“Ao tomar decisões relacionadas à infraestrutura, os líderes atuais de I&O (infraestrutura e operações) estão começando a colocar uma ênfase maior na miríade de forças externas que impactam os negócios ao lado da própria tecnologia”, diz Jonathan Forest, analista diretor sênior do Gartner. “Aproveitar o pensamento estratégico ao tomar decisões de TI nem sempre foi o caso.”

Em pesquisa realizada pelo Gartner, constatou-se que os líderes de I&O entendem três fatores como ameaças: gerenciamento de desafios tecnológicos, habilidades/recursos insuficientes e capacidade insuficiente para absorver mais mudanças. Para sobreviver às demandas que as crescentes infraestruturas exercem sobre as suas equipes, as lideranças devem melhorar as competências de pensamento estratégico dos colaboradores.

Atualmente, os líderes de I&O estão investindo na conscientização da necessidade do trabalho conjunto entre diferentes equipes, buscando eliminar o pensamento em silos. Essa prática otimiza a tomada de decisões, melhorando as operações de TI e, consequentemente, os resultados organizacionais.

Segundo o Gartner, há quatro abordagens capazes de ajudar as equipes a desenvolver a capacidade de pensar estrategicamente:

1. Adoção estratégica da ambiguidade e incerteza

Embora as equipes de I&O se destaquem pela abordagem de problemas táticos estruturados, a sugestão é treinar os times para reconhecer e aplicar técnicas não estruturadas de solução de problemas. Isso ajudará na geração de resultados positivos quando não houver problemas claramente definidos ou soluções facilmente identificadas.

2. Criação de um plano de I&O alinhado aos negócios

Geralmente os projetos de I&O são difíceis de implementar porque as metas de negócios não são claras. Criando planos alinhados aos objetivos organizacionais, as equipes conseguem ser orientadas para determinar se as mudanças incrementais ou transformacionais são corretas para os resultados corporativos.

3. Aprimoramento de decisões de investimento

A comunicação do valor por trás dos investimentos em tecnologia é essencial. Apesar de ser uma prática desafiadora para as equipes de I&O, que geralmente se concentram na TI, e não nas questões financeiras, é importante ter o hábito de questionar a equipe sobre alinhamento, riscos, tempo de execução do projeto e probabilidade de sucesso antes de que o investimento seja considerado.

4. Envolvimento das partes interessadas

Grande parte da estratégia de I&O é orientada por práticas comuns da indústria ou pelo desejo de incorporar novas tecnologias. De fato, essas abordagens são compreensíveis, mas podem acabar levando a objetivos desalinhados dos negócios. Para que isso seja evitado, o Gartner sugere que as lideranças se concentrem em resultados e metas conjuntas com as partes interessadas.

 

Recent Posts

Prioridades dos CIOs impulsionam inovações na Nutanix

Levantamento recente do Gartner indica que cinco áreas estão entre os principais focos dos CIOs…

27 minutos ago

Voke e Scala divulgam relatórios de sustentabilidade

A especialista em locação de hardware Voke e a provedora de data centers Scala anunciaram,…

53 minutos ago

IA aumentou carga de trabalho de equipes de TI, indica estudo

Mais de oito a cada 10 (82%) das equipes de TI brasileiras estão buscando formas…

1 hora ago

Google anuncia expansão bilionária de centro de dados na Finlândia

A empresa-mãe do Google, Alphabet, revelou planos para expandir significativamente seu principal centro de dados…

17 horas ago

Diego Barreto assume como novo CEO do iFood

Diego Barreto foi nomeado como CEO do iFood, substituindo Fabricio Bloisi, que assumiu a liderança…

18 horas ago

Com “fábricas de IA”, Dell quer acelerar projetos de inteligência artificial de clientes

Acelerar projetos de inteligência artificial (IA) dos clientes através de uma oferta que combina computação,…

18 horas ago