Notícias

5 pilares para o sucesso na transformação digital

Um estudo recente da Wipro, realizado globalmente com 1.400 líderes corporativos, sendo 200 no Brasil, traça um mapa do panorama de transformação digital nos negócios.

Em um mundo onde cada vez mais negócios estão baseados no mundo digital, os resultados indicam que a maioria das empresas de médio e grande porte do Brasil está na segunda onda de transformação digital. O foco, então, está nas metas de negócios e no crescimento.

Através do estudo, a Wipro destacou cinco pilares para o sucesso nos programas de transformação digital das empresas.

1 – Alinhamento corporativo

Segundo a pesquisa, 92% dos líderes brasileiros sentem que suas empresas estão alinhadas com o conceito de transformação digital. O dado também aponta que tanto a estratégia quanto a execução precisam de clareza ao serem disseminadas na cultura da empresa, ou então a transformação não terá êxito.

A Wipro também destaca que 76% dos líderes no Brasil sentem que sua empresa está executando com sucesso a estratégia de transformação digital. Para o alinhamento, é preciso que os principais líderes estejam todos em consenso sobre o que significa a estratégia.

2 – Lideranças e colaboradores

O engajamento de líderes e colaboradores é muito importante para a transformação digital. O relatório aponta que, mesmo que as empresas passem muito tempo no processo de transformação, a probabilidade de enfrentarem problemas relacionados às pessoas é menor.

Assim, a cultura precisa engajar e motivas as pessoas. Foi constatado que, no Brasil, as empresas se sentem mais preparadas para concretizar suas apostas na área de “pessoas” (34%). Tratando-se de “budget”, 16% se sentem mais preparadas. Processos (16%) e “tecnologia” (15%) vêm logo em seguida.

3 – Política de investimento em inovação

Na pesquisa da Wipro, 63% dos entrevistados no Brasil citam custos imprevistos como uma barreira para a iniciativa de transformação digital. A forma de encontrar recursos adicionais dentro da organização para prosseguir com a transformação digital também entra nesse mesmo número.

Desta forma, é preciso investir de forma consciente e aplicar continuamente em inovação. Depois da chamada primeira onda de transformação digital, também é preciso manter o foco em como o budget será aplicado sistematicamente.

4 – Processos inteligentes

Na primeira onda da transformação digital, a automatização de processos foi um dos destaques. Agora, a proposta é rediscutir os processos e pensar em como transformá-los para acelerar o crescimento dos negócios.

Sobre esta necessidade, 48% dos líderes do Brasil disseram que, após a robotização, não houve uma mudança no modelo operacional de suas empresas.

Assim, a parte de processos precisa ser pensada para que o digital esteja no DNA da empresa, não apenas no discurso.

5 – Parceiros de tecnologia

Segundo a Wipro, 42% dos entrevistados no Brasil afirmam que investiram em tecnologias mas que não as usam de maneira eficaz. Outros 58% afirmam que não conseguiram treinar suas equipes para usá-las, nem suas metodologias ou processos.

É preciso, então, escolher bons parceiros de TI no meio do processo de transformação digital. A Wipro cita que é preciso considerar não apenas o preço, mas se um parceiro tem capacidade técnica, alinhamento e disposição para construir projetos junto com a empresa cliente.

Ainda segundo 84% dos entrevistados, “nunca é tarde para começar” um projeto de transformação digital.

Recent Posts

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

11 minutos ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

1 hora ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

3 horas ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

4 horas ago

Começa amanhã! IT Forum Trancoso 2024 debate impacto da Revolução Verde na TI

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Começa nesta quarta-feira, dia 01 de maio, o…

7 horas ago

Você sabe o que são os LLMs? Descubra o futuro das IAs

Imagine um futuro onde as máquinas não apenas executam tarefas repetitivas, mas também dialogam conosco…

7 horas ago