Como ganhar a atenção do público em tempos de smartphone

A crescente dificuldade de prender a atenção das pessoas não é apenas desgastante; isso afeta os seus resultados profissionalmente.

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12:24 pm - 11 de agosto de 2019

Fazer uma apresentação na era dos smartphones pode ser um desafio. Seja uma palestra ou uma reunião, ao menor indício de tédio, as pessoas dispensam a etiqueta e começam a responder e-mails, checar as mídias sociais e até jogar candy crush. A crescente dificuldade de prender a atenção das pessoas não é apenas desgastante; isso afeta os seus resultados profissionalmente. No meio corporativo, apresentações ruins causam vários problemas: dificuldade de vender e desenvolver projetos, reuniões longas e improdutivas, comunicação interna falha e desalinhamento de informações. Perde-se tempo, dinheiro e oportunidades.

Levando-se em conta o que está em jogo, não parece exagero que muitas pessoas tenham até pânico de falar em público. Segundo estudo da Universidade de Chapman, este é o maior temor de 25% da população, e supera até do medo de altura e da morte.

A solução? Estar bem preparado. Competir por atenção com o celular demanda técnica, e não apenas treino, principalmente quando a sua apresentação possui muitos detalhes que precisam ser abordados e o seu público é variado, evolvendo pessoas com diferentes formações, atribuições e interesses. Por mais que você se prepare, estude o assunto de ponta a ponta e fale com muita propriedade sobre um tema, sempre tem alguém que se desliga completamente. Segundo estudos de neurociência, o tempo máximo de atenção contínua das pessoas varia entre 10 e 20 minutos – e este pode ser um dos seus maiores problemas na era da revolução digital, em que as pessoas olham para o celular a todo momento.

Surpreenda: se sua apresentação começa de maneira tediosa e previsível, o seu público já tem uma expectativa bem clara de como será o resto. Traga uma informação curiosa, uma pergunta inesperada, um gancho que intrigue o seu público e crie uma conexão entre vocês. Se ele estiver convencido de que será levado a uma jornada, você terá toda a atenção do mundo.

Emocione: seja técnico quando necessário, mas emocionante quando possível. Nós somos movidos a emoções e se a sua apresentação não tiver esse elemento, ela provavelmente será ignorada. O TED mais visto de todos os tempos é sobre reforma educacional, um tema com a notável capacidade de colocar as pessoas para dormir. Mas, intercalando dados e profundas críticas sociológicas de um lado, com histórias e humor de outro, Sir Ken Robinson conseguiu chamar a atenção de mais de 50 milhões pessoas sobre um tema extremamente complexo.

Entender que uma apresentação é uma forma de servir ao outro, de compartilhar uma ideia que pode transformar a vida para melhor é uma mudança de perspectiva profunda. Quando o interesse do seu público vier em primeiro lugar, você será capaz de fazer apresentações que conseguem inspirar de uma forma que você nunca fez antes. Não é à toa que o slogan do TED é ideias que merecem ser espalhadas.

Atenção é um recurso escasso. Cada um de nós tem uma quantidade bem limitada a cada dia e é responsabilidade do apresentador provar que a merece. Ao preparar uma apresentação que pensa na audiência trazendo emoção, novidade e as informações mais importantes, você oferece o que o seu público veio buscar – e aí não tem celular que consiga competir com você.

*Por André Arcas, fundador e coach de palco da Arcas Treinamentos. Advogado formado pela USP, estudou empreendedorismo e inovação por Stanford, negociação em Harvard, storytelling pela IDEO e PNL (Programação Neuro-Linguística) na SBPNL.

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