Como a força de trabalho digital impacta mercado de terceirização?

Segundo a consultoria ISG, quando se trata de força de trabalho digital no há três níveis no ambiente corporativo que buscam executar tarefas mais rapidamente, com mais qualidade e por um custo reduzido. Andreas Lüeth, sócio da ISG, explica que o primeiro deles, apontado no relatório trimestral da empresa, o ISG Index, inclui automatizar padrões e processos repetitivos, aplicado a tarefas mais administrativas e transacionais com grandes volumes de atividades.

Já o segundo nível é mais complexo, porque demanda um sistema para se comunicar com pessoas ou com dados não-estruturados, como faturas e atividades do help desk. O terceiro, por fim, inclui requisitos de aprendizado de máquina para melhorar e agilizar o atendimento.

“Com esse terceiro nível, por exemplo, uma empresa do setor financeiro conseguiu automatizar o processo de faturas e economizar 50% com custos de mão de obra”, observa Lüeth, completando que o objetivo da digitalização da força de trabalho não é eliminar postos e sim levar mais eficiência para a operação.

O especialista acredita que o trabalho digital vai crescer rapidamente e gerar forte pressão nos preços de serviços tradicionais de outsourcing de TI. O cenário, contudo, mostra que empresas e profissionais ainda não estão prontos para a chegada dessa onda, revela ele.

“O estágio atual global é de avaliar o que a empresa precisa”, comenta. Ele acrescenta, ainda, que 2017 será o ano de estruturar as bases digitais e certamente haverá grande demanda por consultorias na área.

Do lado do profissional, se hoje o mercado procura por administradores de servidores, de rede e de infraestrutura, muito em breve vai passar a focar, essencialmente, na atração e retenção de analistas de dados. Nos Estados Unidos, por exemplo, hoje o mercado está à procura de 400 mil analistas de dados. “Os talentos devem mudar suas habilidades para atuar em outras frentes”, aconselha Lüeth. E, aí, você está preparado para essa virada de chave?

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

16 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

17 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

17 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

1 dia ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

2 dias ago