Como a força de trabalho digital impacta mercado de terceirização?

Author Photo
12:14 pm - 23 de janeiro de 2017

Segundo a consultoria ISG, quando se trata de força de trabalho digital no há três níveis no ambiente corporativo que buscam executar tarefas mais rapidamente, com mais qualidade e por um custo reduzido. Andreas Lüeth, sócio da ISG, explica que o primeiro deles, apontado no relatório trimestral da empresa, o ISG Index, inclui automatizar padrões e processos repetitivos, aplicado a tarefas mais administrativas e transacionais com grandes volumes de atividades.

Já o segundo nível é mais complexo, porque demanda um sistema para se comunicar com pessoas ou com dados não-estruturados, como faturas e atividades do help desk. O terceiro, por fim, inclui requisitos de aprendizado de máquina para melhorar e agilizar o atendimento.

“Com esse terceiro nível, por exemplo, uma empresa do setor financeiro conseguiu automatizar o processo de faturas e economizar 50% com custos de mão de obra”, observa Lüeth, completando que o objetivo da digitalização da força de trabalho não é eliminar postos e sim levar mais eficiência para a operação.

O especialista acredita que o trabalho digital vai crescer rapidamente e gerar forte pressão nos preços de serviços tradicionais de outsourcing de TI. O cenário, contudo, mostra que empresas e profissionais ainda não estão prontos para a chegada dessa onda, revela ele.

“O estágio atual global é de avaliar o que a empresa precisa”, comenta. Ele acrescenta, ainda, que 2017 será o ano de estruturar as bases digitais e certamente haverá grande demanda por consultorias na área.

Do lado do profissional, se hoje o mercado procura por administradores de servidores, de rede e de infraestrutura, muito em breve vai passar a focar, essencialmente, na atração e retenção de analistas de dados. Nos Estados Unidos, por exemplo, hoje o mercado está à procura de 400 mil analistas de dados. “Os talentos devem mudar suas habilidades para atuar em outras frentes”, aconselha Lüeth. E, aí, você está preparado para essa virada de chave?

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.