Notícias

Como a tecnologia anda de mãos dadas com a experiência do consumidor

O quanto você se surpreende com as ações de live marketing e brand experience executadas nos últimos anos? A integração com mobiliário urbano, a geolocalização, o reconhecimento facial e internet das coisas estão cada vez mais presentes em muitos momentos das nossas vidas. Isso já se tornou tão natural, que – as vezes – não percebemos o quanto a tecnologia desenvolveu novas possibilidades para melhorar a experiência do consumidor nos últimos tempos.

Durante anos, visitei os maiores eventos de tecnologia e startups por todo o mundo, como o The Next Web de Nova York e Amsterdã, Techstars, SXSW, 500 Startups e em todos eles me surpreendi com a evolução da aplicação de tecnologia. Antes, eu costumava receber os guias em papel e me perder buscando as palestras e painéis mais interessantes para visitar, mas estes foram substituídos com sucesso por aplicativos, que fazem a função com maestria. Mais do que isso, agora antes mesmo de chegar a qualquer um desses grandes eventos, você descobre o que vai bombar apenas acompanhando influenciadores de nicho ou hashtags no Twitter. Isso caso você decida ir até lá para acompanhar os painéis de forma presencial, já que a transmissão online evoluiu de forma tão significativa que a experiência de conteúdo pode ser excelente no conforto da sua casa.

Em 2019, vamos ver cada vez mais webinars, livesstories e posts vindos de experiências reais. Não existe mais a possibilidade de evento fechado ou secreto, porque alguém sempre vai postar, então é bom estar preparado. As áreas instagramáveis continuam com tudo, as marcas estão entendendo a sua relevância, afinal, todo mundo quer uma foto bacana para o feed. Por isso, é prudente investir em hashtags oficiais para que seu conteúdo seja encontrado quando todos forem embora, planejar o pós evento é tão importante quanto o planejamento estratégico, porque uma experiência de um dia offline pode durar meses online.

Outra evolução é a gamification, não há quem não jogue – pelo menos – algum tipo de jogo. É divertido observar que os gamers não são mais tão jovens assim e que um case como o da Wendy’s, marca americana de fast food, com o game ‘Fortnite’ seja o vencedor do Grand Prix da categoria Social & Influencer em Cannes, neste ano. Estamos “socializando” dentro de jogos online e isso é sensacional! Para os eventos não é diferente e podemos adicionar a estimulação dos participantes com dinâmicas e pontuação. Essa abordagem vai aparecer e crescer ainda mais com a entrada das novas gerações no mercado de trabalho.

Podemos também nos relacionar de forma indireta com a tecnologia, que talvez não seja perceptível, mas desde o credenciamento via hotsite, até o LED de altíssima resolução para o estande, é puro desenvolvimento tecnológico. Nem sempre é óbvio para o cliente, mas estamos conectados 24 horas por dia e 7 dias por semana. Além disso, a inclusão de tecnologias como convites e transações digitais aumentam o resultado e reduzem custos para os clientes, fazendo com que a tendência com gastos em papelaria sejam cada vez menores.

Uma outra ferramenta que pode ser aproveitada no setor é a realidade virtual e aumentada. Sabemos que no Brasil ainda é uma estratégia cara e trabalhosa, mas vale a pena o investimento em produção de material para este tipo de interação com o público, já que leva uma experiência diferenciada. Temos muitas possibilidades para serem exploradas e cabe aos profissionais utilizá-las em busca de uma experiência 360 para o cliente.

Precisamos evoluir na captação de informações e entender o que fazer com todo material levantado nos coletores e plataformas. Interpretar os dados para o mercado de live marketing ainda não é um pensamento tão maduro, é necessário o desenvolvimento de um trabalho específico de BI para fazer essas experiências cada vez mais assertivas. Afinal, mesmo semlikes visíveis, it´s all about social!

*Por Olivia Camargo, formada em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, atua há 10 anos com comunicação e já desenvolveu branding, estratégias de posicionamento, planos de comunicação e campanhas para empresas de pequeno, médio e grande porte de diferentes setores. Atualmente, é gerente de planejamento e estratégia da MCM Brand Group, contribuindo com uma visão tática para o desenvolvimento de clientes nas áreas de Marketing, Planejamento e Administração da agência, além de desenvolver iniciativas inclusivas e relacionadas à diversidade em seus projetos diários.

Recent Posts

Minsait: só 10% empresas tem plano estratégico de IA

A inteligência artificial, principalmente a generativa, ganhou tanta atenção do mundo dos negócios que estudos…

10 horas ago

Mais de 2 bilhões de cookies vazados na dark web são do Brasil

O Brasil ocupa o primeiro lugar entre 244 países com mais de 2 bilhões de…

11 horas ago

Redbelt: 3 vulnerabilidades a serem corrigidas na indústria de commodities

A indústria de commodities, sejam agrícolas, animais, minerais, energéticos ou ambientais, virou alvo dos cibercriminosos,…

11 horas ago

Fintech SumUp anuncia captação de € 1,5 bilhão

A fintech britânica SumUp anunciou na terça (7) que captou € 1,5 bilhão (cerca de…

12 horas ago

OpenAI desenvolve ferramenta para criadores controlarem uso de seu conteúdo em IA Generativa

A OpenAI anunciou o desenvolvimento de uma nova ferramenta chamada de Media Manager, buscando proporcionar…

13 horas ago

TikTok processa governo dos EUA em disputa constitucional por possível banimento

O TikTok entrou com um processo contra o governo dos Estados Unidos, nesta terça-feira, em…

14 horas ago