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Como a Fretebras tem revolucionado o transporte de cargas no Brasil?

A Fretebras surgiu em 2008 com o objetivo de conectar caminhoneiros e transportadoras. No início, a empresa operava apenas por meio de um site, mas com a explosão do uso de smartphones em 2013 foi natural a evolução do modelo de negócios para o mobile, com o lançamento do aplicativo para Android.

Empresas passaram a usar a plataforma para anunciar um serviço de frete. E o transportador, por sua vez, começou a visualizar as cargas por proximidade e receber a oferta de transporte, em um modelo no qual a Fretebras atua como facilitadora, e o embarcador e o transportador negociam diretamente o frete, ao melhor estilo economia compartilhada.

“Facilitamos o processo e ajudamos o transportador a ir e voltar dos lugares sempre com carga”, conta Luiz Gustavo Felício, cofundador e CTO da Fretebras. Segundo ele, no mundo analógico e tradicional, o transportador precisava ir de porta em porta verificar se havia carga para ser transportada. Agora, basta verificar pelo smartphone.

Com uma base de 300 mil caminhoneiros, 8 mil empresas e 400 mil cargas transportadas todos os meses, o app da Fretebras já soma mais de 1 milhão de downloads para Android. O potencial desses números de crescimento é enorme, revela o executivo, já que 75% de todos os produtos são transportados no modelo terrestre no Brasil e são mais de 1,2 milhão caminhoneiros em solo nacional. “Há espaço para expansão, especialmente na área industrial”, comenta ele.

Uma das apostas recentes da Fretebras foi o lançamento do serviço VIP da empresa. Nele, companhias ‘VIPs’ – aquelas que têm score bem avaliado pelos motoristas – publicam cargas ‘VIPs’, das quais somente os motoristas com melhor relacionamento com a Fretebras têm acesso. Hoje, 20% da base dos transportadores são VIP, revela Felício.

Apoio da tecnologia

Felício indica que um dos diferenciais da Fretebras é, de fato, a tecnologia. Geolocalização e identificação facial são alguns dos recursos, mas é o big data da empresa que salta aos olhos.

A Fretebras conta com um big data focado no setor logístico, que identifica pontos com mais demandas, idade média da frota de caminhões registrados no sistema, tipo de produto mais transportado e análise de preço. “Também usamos machine learning para recomendar fretes para os transportadores, um sistema que está em constante evolução”, revela o executivo.

No próximo ano, a Fretebras pretende lançar a plataforma para o mercado, tornando transparentes as informações do setor. Faz ainda parte dos planos da empresa lançar em 2020 um sistema para facilitar o pagamento das cargas. “Isso transformará a experiência do caminhoneiro”, adianta ele.

Expansão

Nascida com recursos próprios dos sócios, a Fretebras realizou duas rodadas de investimento, com empresas/investidores de nomes não revelados, depois da sua criação. A mais recente, agora em 2019, focou no crescimento dos negócios e evolução da plataforma. “Miramos ainda o rastreamento de veículos”, conta Felício.

Com crescimento anual de 40%, a Fretebras planeja voos mais alto com base em melhoria de tecnologia, relacionamento com empresas e transportadores e serviços diferenciados.

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