Notícias

8 coisas que você deve saber sobre o spyware

Keyloggers, trojans e backdoors são alguns malwares que podem ser considerados Spywares, pois permitem a vigilância remota de senhas e outras informações confidenciais. O conceito também pode se referir a um adware mais agressivo, que coleta dados pessoais do usuário, como sites visitados ou aplicativos instalados. A ESET , empresa líder em detecção proativa de ameaças, lista 8 coisas que você deve saber sobre o spyware.

#1 Como funciona o spyware?

Como a maioria dos malwares, o spyware chega ao seu dispositivo sem que você perceba ou permita, com o objetivo de explorar as vulnerabilidades do software ou navegador. O software não se propaga como um vírus ou worm – pelo contrário, o spyware se instala convencendo a vítima a baixar algum programa alterado ou malicioso ou a clicar em um anúncio.

O spyware pode assumir outras formas que incluem ataques drive-by-download, que são carregados quando o usuário visita uma página, links de phishing e até mesmo as chamadas ferramentas “antispyware”. O software também pode ser baixado por meio de dispositivos físicos, tais como pen drives.

#2 Que tipos de spyware existem?

O spyware é geralmente classificado em quatro tipos: adware, monitores de sistema, cookies de rastreamento e trojans. Outros exemplos incluem recursos de gerenciamento de direitos digitais que “chamam de casa” a um centro de Comando e Controle (C&C) – keyloggers, rootkits e web beacons.

#3 Como saber se alguém está me espionando?

As soluções anti-spyware e antimalware podem ajudá-lo a analisar o seu computador, embora seja necessário prestar atenção aos sinais mais comuns: funcionamento lento do dispositivo, aparecimento de vários pop-ups, atividade suspeita no disco rígido, que fazem com que você fique sem espaço. Caso identifique alguma dessas situações, considere que algo de errado pode estar ocorrendo com o seu computador.

#4 Como evitar infecções?

Sempre alertamos aos usuários sobre os perigos das lojas de aplicativos não oficiais, e com razão. Esses repositórios frequentemente hospedam aplicativos falsos ou mesmo originais, mas alterados, infectados com malware, que podem ser usados para espionar suas atividades ou roubar informações pessoais confidenciais.

#5 Criadores de spyware têm como alvo os usuários Android e iOS?

O spyware já foi encontrado em aplicativos Android e iOS, embora (novamente, como a maioria dos malwares) a ameaça seja particularmente popular no sistema operacional móvel do Google.

Os aplicativos infectados muitas vezes tentam roubar informações, espionar mensagens SMS, rastrear dispositivos e chamadas, capturar entradas de teclado ou executar ataques DoS. Eles também podem forçar o seu dispositivo a tornar-se parte de um botnet.

#6 Os governos estão envolvidos ou estimulam o uso de spyware?

Alguns países já utilizaram spyware para espionar opositores, jornalistas e outros cidadãos. O caso do Hacking Team foi um exemplo clássico de venda de ferramentas de spyware para agentes perigosos, enquanto o FinFisher (AKA FinSpy) foi uma suíte de vigilância de alto nível vendida para agências de segurança e inteligência. Ambos sofreram brechas por meio das quais as suas informações foram divulgadas, incluindo listas de clientes.

#7 Como faço para remover um spyware?

Pode parecer complexo, mas é algo bem simples. O processo varia de acordo com o dispositivo, mas baixar um software que bloqueie spywares, fazer atualizações e verificações de segurança e excluir arquivos temporários é um bom começo.

Os usuários de dispositivos móveis também precisam remover aplicativos desnecessários ou suspeitos e restaurar as configurações de fábrica.

#8 Quais navegadores são os piores para spyware?

O Internet Explorer, da Microsoft, é talvez o mais suscetível a ataques de spyware, especialmente por causa dos diversos problemas de segurança que já ocorreram ao longo dos anos. É por isso que muitos usuários preferem instalar o Mozila Firefox ou o Google Chrome.

O spyware é propagado pela web, atingindo dispositivos móveis e computadores. É necessário sempre estar atento ao navegar pela Internet, e evitar clicar em links suspeitos ou baixar software desconhecido. Além disso, é fundamental usar uma solução de segurança para estar protegido.

*Sobre a ESET: desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a usar tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e aos consumidores em todo o mundo um equilíbrio perfeito de desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e tem escritórios em Bratislava, São Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, desde 2004, a ESET opera na América Latina, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

15 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

16 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

17 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

18 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

20 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

21 horas ago