Comércio conversacional deve movimentar US$ 290 bi no mundo até 2025

Segundo Juniper Research, gastos com o chamado 'c-commerce' caminham para crescer quase sete vezes em três anos

Author Photo
8:15 am - 08 de julho de 2022
chat, c-commerce, conversacional Imagem: Shutterstock

Os gastos globais em c-commerce, como é chamada a tendência do comércio conversacional, devem crescer quase sete vezes, para cerca de US$ 290 bilhões até 2025. É o que indica um estudo da Juniper Research divulgado essa semana.

O c-Commerce cresce em popularidade por oferecer conveniência, personalização e apoio na decisão de compra. Clientes podem interagir com marcas para comprar produtos ou serviços em aplicativos de mensagens (por meio de chatbots, inteligência artificial ou pessoas).

“No comércio eletrônico, um dos grandes problemas é o abandono do carrinho, que ocorre principalmente quando o consumidor tem dúvidas e não tem um consultor de vendas disponível imediatamente para resolvê-las no próprio site. No entanto, se o lojista tiver um canal de WhatsApp ou outro aplicativo que o consumidor consiga acessar facilmente, é maior a chance da venda ser efetuada”, explica Raphael Mello, CEO da LTM, empresa do segmento de fidelidade B2B2C.

Leia mais: Maioria absoluta dos brasileiros diz confiar em carteiras digitais

Segundo estudo feito pelo Facebook, duas em cada três pessoas interagiram com marcas por meio de aplicativos de mensagens online em 2019. No Brasil, 72% dos respondentes afirmaram que pretendem aumentar as compras no C-commerce.

Entre as vantagens do C-commerce para os lojistas online está a construção de um relacionamento de maior proximidade e confiança, permitindo recomendações personalizadas que podem levar ao aumento dos gastos.

Outro benefício da abordagem está conversa assíncrona. O cliente pode pausar a interação e voltar a ela mais tarde, em vez de ficar em fila de espera por minutos para obter a resposta do vendedor, como ocorre em chats em sites de venda.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.