Com SuperApp, Seguros Unimed engaja parceiros, clientes finais e gera novos negócios

Liderado por Wilson Leal, superintendente de Tecnologia e Inovação, projeto estimula novos modelos de negócio para a companhia

Author Photo
7:45 am - 22 de março de 2022

Acompanhar as rápidas mudanças pelo qual o mercado de seguros tem passado e alavancar novos negócios junto a clientes e parceiros. Esses foram os principais objetivos do projeto SuperApp da Seguros Unimed, vencedor da categoria “Novos Modelos de Negócios – Faturamento de até R$ 5 bilhões” do Prêmio Executivo de TI do Ano de 2022, realizado pela IT Mídia em parceria com a consultoria PageGroup.

“É um novo negócio gigantesco que fizemos na Seguros Unimed”, comentou Wilson Leal, superintendente de Tecnologia e Inovação da empresa e líder do projeto SuperApp, em entrevista ao IT Forum. “Todas as áreas da empresa  – marketing, produtos, tecnologia, comercial, financeiro, atuarial  –  tiveram que se unir em torno do SuperApp”, explicou.

O SuperApp da Seguros Unimed funciona como uma nova interface B2C que ajuda cooperativas médicas parceiras da organização a conectar clientes finais da empresa a novos produtos – incluindo seguro odontológico, de vida ou residencial. Através de uma interface customizável, parceiros podem oferecer produtos aos seus clientes e receberem comissão sobre as vendas realizadas.

Confira os vencedores do Executivo de TI do Ano de 2022!

Para os segurados, o SuperApp também oferece múltiplas possibilidades. Nele, clientes têm acesso a informações de bem-estar, a programas de desconto, e podem realizar operações como teleconsulta, pedido de reembolso ou tirar dúvidas sobre saúde. A expectativa da empresa é alcançar seis milhões de usuários e uma receita de R$ 30 milhões ao ano com a solução.

O projeto, é claro, trouxe uma série de desafios para a Seguros Unimed. Segundo o CIO da companhia, um dos principais obstáculos enfrentados foi de ordem técnica: para tornar o SuperApp uma realidade, a empresa precisou mexer em seu legado de tecnologia para integrá-lo à nova plataforma. “Essa foi a grande dificuldade, a integração com nosso core. Hoje nós estamos bem resolvidos, mas, no começo do projeto, é onde mais tivemos que trabalhar”, contou Leal.

A colaboração entre times de tecnologia e áreas de negócio da empresa foi outro dos desafios. A cooperação, no entanto, gerou aprendizado. Hoje, destaca Leal, práticas baseadas em uma cultura Ágil de desenvolvimento estão mais comuns na empresa, com múltiplos projetos multidisciplinares em produção. “Hoje estamos em plano vapor com o Ágil na companhia, as entregas estão saindo em grande velocidade e valor ao cliente”, avaliou.

O SuperApp, é claro, também não para por aqui. De acordo com o líder de tecnologia da Seguros Unimed, a organização já tem planos de continuar integrando ofertas à plataforma, em áreas como saúde e odonto. “Tem uma evolução natural dos produtos dentro dele. Por isso o nome é ‘SuperApp’, nós vamos trazer coisas além dos seguros”, finalizou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.