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Com infra atualizada, Banco Original amplia disponibilidade de serviços

A carteira de clientes de varejo – como são chamados os correntistas pessoas físicas – do Banco Original cresceu quase seis vezes desde 2019. Passou de 700 mil contas naquele ano para mais de 4 milhões em dezembro de 2020. Isso fez com que o banco digital se visse obrigado a expandir a infraestrutura de tecnologia da informação, tendo em vista tanto uma resposta ao crescimento como o plano de expansão para os anos seguintes.

“Nossa infraestrutura precisava acompanhar o crescimento exponencial, com qualidade e disponibilidade”, conta Everton Sims de Queiroz, gerente de infraestrutura de TI do Original.

Em novembro de 2019 a empresa iniciou um projeto de expansão da infraestrutura com a V8 Consulting, integradora paulistana especialista em soluções corporativas para nuvem. A estratégia foi substituir os sistemas da série Oracle SuperCluster, usados há cinco anos pelo banco, pela plataforma Exadata X8M, também da Oracle e equipada com a tecnologia de armazenamento Optane, da Intel.

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O novo sistema foi ao ar em março de 2020. Os valores do investimento não foram relevados pelas empresas.

Migração e resultados

A nova plataforma opera o core bancário do Original, o que significa operações de investimentos, seguros, previdências, empréstimos e autorização de cartão de crédito, entre outros. Com mais velocidade, a instituição melhorou a disponibilidade dos bancos de dados para as áreas de negócio do banco.

A mudança exigiu a migração de mais de 50 milhões de arquivos do sistema GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para o Oracle Exadata. Isso permitiu uma diminuição do tempo de execução de serviços nas áreas internas de 25%, segundo Daniel Sobral, diretor e sócio fundador da V8 Consulting.

Com a adoção do Exadata, o Original estimava melhorar o desempenho das rotinas em cerca de 30%, mas alcançou uma média de 70%.

“Depois que começamos a operar na plataforma, tivemos ganhos de performance nas entregas de até 90% em alguns casos”, diz Queiroz. “O cliente é o centro da nossa estratégia e um dos objetivos é sempre oferecer a melhor experiência. Com a nova solução, conseguimos aprimorar nosso app, com um nível de performance maior e velocidade nos tempos de consulta.”

Na madrugada

Um dos principais ganhos obtidos foi no processo chamado “virada da data”, que é o processo de atualização da data e a conciliação do sistema bancário. Geralmente o processo ocorre durante a madrugada, e no Original acontecia por volta das seis horas da manhã.

Com a mudança é possível completar o processo às 2h30, ou seja, ainda há tempo hábil para corrigir possíveis imprevistos antes do início do chamado “horário bancário”. O processamento de dados também foi agilizado, com 46 mil arquivos processados em uma hora, ante 6 mil no mesmo intervalo antes da migração.

Em 2020, o aplicativo do Banco Original apresentou índices de disponibilidade acima de 99,98% do mês, considerando o downtime de migração.

Todo o processamento transacional de consulta a dados foi beneficiado pela plataforma de forma geral, que ficou muito mais rápida, e a parte analítica teve redução de horas para minutos”, diz o diretor da V8.

Parceria em evolução

A parceria entre Original e V8 começou em 2014, quando a V8 passou a atuar como conselheira de tecnologia para o banco. Desde então foram realizados mais dez projetos com tecnologia Oracle.

“Como vivemos o dia a dia do Banco Original há bastante tempo, dispensamos a etapa da descoberta. Isso facilita a discussão das demandas, a maneira como vamos pensar o desenho do projeto, nos permitindo chegar em um consenso muito rapidamente”, diz Sobral.

Já há previsão de novos projetos de modernização tecnológica entre as duas empresas previstos para os próximos anos.

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