Categories: Notícias

Com a cabeça nas nuvens: empresa aposta em inovação telefônica

Quando o empresário Paulo Chabbouh levou a ideia para uma grande empresa telefônica de criar soluções tecnológicas para melhorar a performance e reduzir os custos das telecomunicações, baseado em soluções em nuvem, sua intenção não foi bem aceita e a proposta não iria prosperar. Afinal, ele só poderia estar com a cabeça nas nuvens quando propôs investimento nessa área.

Dezesseis anos depois, o empresário comemora o “não” recebido no passado. Aquela negativa seria o pontapé inicial para a construção da L5 Networks, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para melhoria de performance e redução de custos nas empresas. Um dos seus produtos é o Callbox, um sistema de ToIP (Telephony over Internet Protocol) que funciona como um PABX convencional, mas, baseado em nuvem ou servidor interno, aliado a funcionalidades que integram maior mobilidade e relatórios completos de toda usabilidade da ferramenta a custos que chegam a ser até 80% menores dos que os praticados nos sistemas convencionais.

A mobilidade dos ramais, agenda pessoal, gerenciamento centralizado dos sistemas, faz com que seja possível analisar os dados em tempo real, de qualquer lugar do mundo através de um smartphone. “O ToIP possibilita o uso de ramais virtuais em qualquer aparelho que tenha acesso à internet em qualquer lugar do mundo, afinal, essa é uma das grandes vantagens da nuvem, poder acessar qualquer informação independente do local”, explica Chabbouh.

Outro ponto importante que o CEO da L5 Networks chama a atenção, é para a economia que o Callbox possibilita. “A grande vantagem para as empresas, além da mobilidade do serviço, é a redução de custos, pois para realizar a implantação de um PABX convencional, as corporações gastam em média 80% a mais do que em uma implantação de PABX ToIP”, destaca o empresário.

Para aquelas empresas que acham melhor que todas as informações fiquem centralizadas em um servidor, não há problema. A ferramenta pode ficar em um servidor em nuvem ou em um servidor físico, instalado na empresa, e com as mesmas funcionalidades. Ambas opções podem ter aumento de espaço de armazenamento sempre que necessário.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

5 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

6 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

6 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

23 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago