Notícias

Com Business Intelligence, Unimed Maceió avança transformação digital

Em busca de sua transformação digital, a Unimed Maceió implementou plataforma da Qlik para gestão de áreas estratégicas e fundamentais para as operações do sistema na região do estado de Alagoas. A operadora contou com o Grupo Toccato e a WCW Software para implementação do Business Intelligence (BI) que trouxe visão analítica necessária para a rotina corporativa.

Antes da implementação, a operadora encontrava lentidão para conseguir o acesso à informação. Hoje, o BI tornou-se indispensável e utilizado por diferentes áreas, tendo se tornado a principal ferramenta para análise de indicadores e gestão da Unimed Maceió. Segundo a operadora, como reflexo do uso da plataforma, novos desenvolvedores e profissionais da área de TI foram contratados e treinados exclusivamente para sua utilização.

Sérgio Morais, Coordenador de TI da Unimed Maceió, explica os ganhos com a utilização do BI. “Rapidez no desenvolvimento dos painéis e a facilidade de integrar com diversas fontes de dados são os principais benefícios”, destaca o executivo. “Hoje, temos mais de 30 painéis rodando, sendo que cada área tem acesso aos seus respectivos dados. Utilizamos duas soluções de ERP e a Qlik atua como fonte de integração desses dados”, explica.

De acordo com Washington Andrade, CIO da WCW Software, os ganhos com a implementação da ferramenta na Unimed Maceió crescem exponencialmente. “Os dashboards são utilizados por todas as áreas e times, o que proporciona acesso rápido e fácil às informações. Nós os ajudamos com treinamentos e capacitações, para que a ferramenta pudesse ser usufruída ao máximo. Vemos que os ganhos internamente permanecem em constante crescimento”, aponta.

Já Guilherme Tavares, CEO do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Grupo Toccato, pontua que em um momento tão delicado como o atual, ter o respaldo da tecnologia certamente ajuda os negócios a se estabilizarem. “A Unimed Maceió vem desempenhando um trabalho essencial, principalmente no período da pandemia. A operadora conseguiu estruturar o hospital de campanha em Alagoas, buscando o máximo de cuidado com a saúde de seus beneficiários. Vemos que a inteligência analítica os ajuda a crescer a todo instante e traz uma visão fundamental para essa área”, ressalta.

Para 2021, a ideia é que aconteça uma expansão tecnológica na operadora. Com a pandemia do novo coronavírus, houve uma necessidade mais urgente relacionada à análise de dados, sendo que está nos planos da Unimed Maceió a criação de uma área estratégica para análise preditiva.

“Buscamos nos adiantar a alguns problemas. Nosso desafio está sendo a estruturação de uma área de ciência de dados que nos dê a condição de nos adiantarmos aos problemas”, finaliza Sérgio.

Recent Posts

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 hora ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

3 horas ago

No mundo, 61% das empresas aumentarão investimento em segurança na nuvem

O Relatório de segurança na nuvem de 2024, publicado pela Fortinet, revela que, à medida…

4 horas ago

Arte e tecnologia se combinam em exposições imersivas e museus

Não é segredo que a tecnologia impacta todas as áreas de nossa sociedade. A arte,…

5 horas ago

Caixa Vida e Previdência automatiza tarefas contábeis e ganha tempo

A Caixa Vida e Previdência, especializada em seguros garantidos pelo banco estatal, anunciou essa semana…

6 horas ago