Colômbia receberá data center da Odata

Idealizada pela área de infraestrutura do Pátria Investimentos, a Odata acaba de anunciar o início de sua operação internacional, com investimento de US$ 100 milhões na Colômbia. O primeiro prédio, que começa a ser construído ainda este ano entrará em funcionamento em 2018, ficará localizado em uma Zona Franca, próxima a capital Bogotá, e ocupará um espaço de 2,2 mil m².

Para a operação colombiana, a Odata terá como sócio a Navitrans, grupo local que já tem negócios em outras áreas, como transporte, construção e setor imobiliário. A expectativa da Odata é construir no país três data centers em um período de sete anos.

Na Colômbia, assim como no Brasil, o foco da Odata  é colocation, ou seja, disponibilizar espaço físico, especificamente criado para o armazenamento de grandes volumes de informação.“Com o movimento de migração para o armazenamento de dados em nuvem, o tráfego de dados crescerá rapidamente, gerando uma enorme demanda por espaços físicos, especificamente criados para a instalação de servidores e que ofereçam o melhor estrutura em energia, telecomunicações e segurança. A Odata surgiu para atender essa demanda”, diz Ricardo Alário, CEO da companhia.

Além do potencial da Colômbia, a escolha do país foi favorecida pela presença local do Pátria Investimentos, que se instalou por lá há pouco mais de dois anos em busca de novas oportunidades de investimentos. O mesmo aconteceu no Chile, que também é alvo da expansão da Odata e onde a empresa prevê iniciar a construção de um data center até o final do ano.Nos planos de expansão da Odata ainda estão previstos Data Centers no Peru, Argentina e México.

Já a operação no Brasil, segue em ritmo acelerado. Pouco mais de dois meses após a inauguração do primeiro Data Center da empresa em Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, a Odata iniciou a implementação de duas novas salas de TI. De um total de 12 previstas no projeto, duas foram inauguradas em maio e mais duas já construídas estão sendo equipadas.

“A ampliação do DC SP 01 comprova a boa receptividade do mercado com o Data Center da Odata. Nossa meta é oferecer toda a infraestrutura necessária para abrigar servidores que processam informações com distribuição global”, acrescenta o CEO da Odata.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

12 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

13 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

2 dias ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

2 dias ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago