Claude 3: Anthropic afirma que nova versão supera líderes do mercado de IAGen
A startup de IA lançou o Claude 3 Opus, afirmando que a nova versão supera o Google e a OpenAI em testes padrão de referência
A startup de inteligência artificial Anthropic anunciou o lançamento do Claude 3 Opus, um novo chatbot que promete desafiar líderes do mercado, como Google e OpenAI, em testes de referência. Com foco em análise científica e geração de código, a nova tecnologia está sendo oferecida pela Anthropic por uma assinatura mensal. O Claude 3 Opus é o modelo de maior desempenho da nova família lançada pela empresa nesta segunda-feira.
A Anthropic anunciou a nova família de modelos Claude 3, que, segundo a startup, “estabelece novos padrões na indústria em uma ampla gama de tarefas cognitivas”. A família inclui três modelos de última geração em ordem crescente de capacidade: Claude 3 Haiku, Claude 3 Sonnet e Claude 3 Opus.
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Os modelos Claude 3 oferecem resultados quase instantâneos, diz a empresa, impulsionando chats de atendimento ao cliente em tempo real, autocompletar e tarefas de extração de dados. O Haiku, o modelo mais rápido e econômico, pode analisar artigos de pesquisa complexos com gráficos em menos de três segundos. O Sonnet é duas vezes mais rápido que os modelos anteriores, ideal para tarefas que exigem respostas rápidas, enquanto o Opus mantém velocidades semelhantes, mas oferece níveis de inteligência significativamente mais altos, de acordo com o anúncio da empresa.
A startup afirma que o Opus supera seus concorrentes na maioria dos benchmarks de avaliação comuns para sistemas de IA, incluindo conhecimento especializado de nível de graduação (MMLU), raciocínio especializado de nível de pós-graduação (GPQA), matemática básica (GSM8K) e outros.
“Ele consegue lidar com prompts abertos e cenários desconhecidos com uma fluidez notável e uma compreensão semelhante à humana. O Opus nos mostra os limites do que é possível com a inteligência artificial generativa”, diz a empresa.
A Anthropic também oferece aos usuários corporativos a oportunidade de construir seus próprios chatbots e serviços utilizando as tecnologias Opus e Sonnet. Ambas as versões podem processar imagens além de texto, analisando fluxogramas e resolvendo problemas matemáticos que incluam diagramas e gráficos. No entanto, a tecnologia não será capaz de gerar imagens, uma limitação que foi evidenciada quando o Google suspendeu a capacidade do Gemini de produzir rostos humanos após o surgimento de imagens controversas de viés sobre a Segunda Guerra Mundial.
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