Citrosuco firma colaboração com NStech para centro de controle logístico digital

Empresa irá utilizar tecnologias como IoT, análise de dados e IA para gerenciar cerca de 180 veículos de sua frota

Author Photo
7:15 pm - 16 de agosto de 2023
Imagem: Shutterstock

A Citrosuco, empresa exportadora de suco de laranja, tem entre os desafios a logística de sua frota de caminhões. Em busca de maior eficiência, a empresa passou a digitalizar e conectar a operação por meio de uma parceria estratégica com a Nstech, plataforma de open logistics.

Com a parceria, a Citrosuco irá utilizar tecnologias avançadas, como IoT (Internet das Coisas), análise de dados e inteligência artificial, para monitorar, rastrear e gerenciar cerca de 180 veículos de sua frota. Essas soluções digitais possibilitarão um planejamento mais preciso das rotas, uma melhor utilização dos recursos e uma redução nos custos operacionais, além de fornecer insights para aprimorar continuamente o desempenho logístico.

“Em função do crescimento do volume de exportação do suco de laranja, a necessidade de implementos rodoviários vem crescendo gradativamente. Com isso, a nossa parceria tem como objetivo principal integrar os processos de transportes para aumentar a produtividade dos ativos envolvidos no transporte a granel”, pontua Rodrigo de Melo Conti, diretor comercial da Nstech.

Leia ainda: Empresas desejam priorizar soluções digitais, mas esbarram em orçamento

O projeto tem cinco direcionadores estratégicos essenciais, explica Conti. O primeiro deles busca a eficiência operacional no transporte, com o objetivo de atender às demandas de volume e cumprir as exportações e vendas no mercado interno.

Em seguida, a gestão preditiva e preventiva será implementada para otimizar o uso dos ativos envolvidos na operação. Além disso, o projeto visa aumentar a produtividade e aprimorar o nível de serviço, garantindo um controle efetivo da frequência dos veículos nas rotas.

A terceira diretriz visa assegurar a conformidade com o programa de Distribution Safety em parceria com as transportadoras e motoristas. O projeto também levará a menor emissão de CO2 no transporte, reforçando o compromisso da Citrosuco em relação a uma das suas metas ESG 2030.

Com o projeto, a Citrosuco tem como objetivo proporcionar visibilidade online às operações logísticas por meio de tecnologia, agilizando os processos de tomada de decisão e aumentando a eficiência na utilização dos ativos. Como resultado, a empresa projeta um ganho de produtividade de 20% a 30% e reduções nos custos de frete, além de termos grandes projeções de redução de CO2.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.