Categories: Notícias

Cisco investe US$ 10 milhões em programa global de bolsas de estudo

A Cisco anunciou o investimento de US$ 10 milhões, durante dois anos, em um programa global de bolsas de estudo com foco em segurança digital. A ideia é promover a capacitação técnica necessária para manter organizações seguras e produtivas na era digital – pesquisas apontam que haverá, no mundo, uma escassez de dois milhões de profissionais de segurança digital até 2019.

O Global Cybersecurity Scholarship oferecerá capacitação, mentoria e certificação alinhados à função de um analista de segurança. O programa é promovido em conjunto com parceiros-chave (Cisco Authorized Learning Partners) a partir de agosto de 2016.

O curso tem como objetivo resolver o déficit de competências críticas que existe atualmente no setor, proporcionando a disponibilidade de talentos necessária ao mercado de trabalho para enfrentar os desafios atuais e futuros de segurança de rede.

Atualização nas certificações
Em conjunto com o programa, a Cisco também anunciou adição de nova certificação ao seu portfólio de certificações de segurança, a CCNA (Cisco Certified Network Associate) Cyber Ops, além de atualizar a certificação CCIE (Cisco Certified Internetwork Expert) em segurança.

A Cyber Ops é dirigida à função do analista de segurança que trabalha em um Centro de Operações de Segurança (SOC – Security Operations Center) para monitoramento de sistemas e detecção de ataques. O curso apresenta aos profissionais de TI algumas das competências necessárias para trabalhar em um SOC, oferecendo conhecimento sobre como as respostas podem ser coordenadas.

A certificação CCNA Cyber Ops amplia as opções de certificação existentes da Cisco para o nível de associado, incluindo a denominada CCNA Security, que foca na função de administrador de segurança de rede.

A atualização da certificação CCIE Security aborda novas competências em nível avançado e conhecimento necessário para o preparo dos funcionários de segurança para tecnologias e ameaças em constante evolução. A revisão inclui avaliações sobre as mais recentes tecnologias de segurança, incluindo proteção avançada contra ameaças e malware, última geração de IPS (Intrusion Prevention System), virtualização, automação e intercâmbio de informações. Inclui ainda uma nova abordagem de avaliação com o objetivo de garantir que os candidatos demonstrem conhecimentos e habilidades em tecnologias em evolução, como Programação de Rede, Cloud e Internet das Coisas (IoT).

Para Jeanne Beliveau-Dunn, vice-presidente e gerente geral de serviços da Cisco, “a segurança digital é essencial para o sucesso no mundo digital. Muitos CEOs, em todo o mundo, nos contam que sua capacidade de inovação é freada pelas preocupações com a segurança no mundo digital. Isso gera uma grande demanda futura por um conjunto de habilidades que, atualmente, não existe em grande escala. 

A Cisco desenvolve este programa de bolsas para impulsionar o aumento de novos talentos. Isso inclui a oportunidade de diversificar a indústria de segurança de TI, atingindo pessoas em todo o mundo, incluindo os mais velhos, as mulheres e jovens iniciando suas carreiras, inspirando-os a entrar na profissão de segurança digital. Este é apenas um começo em termos de capacitação, treinamento e reeducação da força de trabalho de TI, para que eles possam se transformar nos profissionais de segurança necessários para resolver a atual escassez de talentos.

Recent Posts

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

4 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

6 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

8 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

9 horas ago

Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares

A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…

10 horas ago

7 empresas de TI com vagas abertas

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

10 horas ago