Notícias

CIO, chegou a hora de seguir o conceito ‘Smart’ e conquistar o lugar definitivo no C-Suite

Estamos agora duas décadas no novo século e como os CIOs se saíram? Eles aparecem com destaque no C-Suíte? Eles se juntam a seus CEOs durante atualizações nas reuniões do conselho? Eles são os líderes de negócios que as empresas de pesquisa de TI há muito pedem que sejam? Os resultados são um misto.

Por um lado, o status dos CIOs no ar rarefeito da torre executiva de negócios não melhorou. De fato, alguns podem dizer que enfraqueceu apesar de todo o ímpeto da transformação digital. Curiosamente, a ameaça do diretor de marketing (CMO) e uma série de outros títulos mais recentes de nível C nunca se concretizou, mas o CIO ainda é considerado um diretor corporativo de segundo nível (junto com o CMO e outros). O trio CEO-COO-CFO ainda tem influência.

Como isso é possível na era da informação? Talvez porque o ônus de empreendimentos sofisticados, como administrar redes 5G e computadores quânticos, seja colocado em CTOs. Ou talvez porque os CIOs estejam atolados no risco de segurança e confiabilidade, tornando os objetivos de alta ordem quase insustentáveis.

Essa série de artigos estudará os aspectos tecnológicos e do processo de aprimoramento dos principais recursos da função de TI, para que os CIOs possam transcender seu mandato atual e ampliar seu impacto.

A era consciente do contexto

Um sistema era considerado inteligente se pudesse agir ou permitir que um operador tomasse uma decisão, com base em sua capacidade de agregar e sintetizar dados. Se um evento, ocorrendo em qualquer tipo de ambiente, puder ser capturado e digitalizado, poderá fornecer informações valiosas. É a isso que os executivos de negócios chamam de consciência situacional (os tecnocratas preferem o termo consciência de contexto).

Referindo-se a um diagrama básico do processo: dados brutos são adquiridos ou detectados na entrada; depois processados, usando algoritmos de rede neural, resultando em um conjunto de ações ou relatórios autônomos que informam a tomada de decisão. A saída também é realimentada como outra forma de entrada, alterando a maneira como o algoritmo do processo reconhece padrões, ajustando-se efetivamente às condições atuais.

Essa é a arquitetura fundamental de um sistema de aprendizado e pode ser aplicada a qualquer esquema de reconhecimento de padrões, seja facial, impressão digital, marcha, voz, gesto, temperatura, umidade, rotação mecânica, fluxo ou luz.

Se a automação foi o tema da revolução industrial, certamente a conscientização do contexto é o tema da era da informação e o CIO está no centro dela.

Para capitalizar isso, os CIOs devem seguir o anagrama SMART:

  • Safeguard (Proteção) – mantenha a integridade dos dados, armazenando-os adequadamente e ativando um controle de acesso eficaz.
  • Measure (Medida) – implante os recursos sensoriais necessários para capturar todos os eventos pertinentes.
  • Analyze (Analise) – crie e refine os algoritmos que podem identificar de forma eficaz e eficiente os padrões consequentes.
  • Relate (Relacione) – permita a interação entre usuários e dados.
  • Tango – dê ao CEO liberdade de expressão sendo um parceiro vigilante.

Como mostra o anagrama acima, quatro das cinco atividades listadas são justapostas. As ações que devem ser tomadas para manter as informações seguras trazem uma abordagem criteriosa à comunicação, enquanto as ações que permitem a colaboração devem ampliar os canais de comunicação e acelerar a transmissão. Os sistemas projetados para coletar o máximo de dados possível devem operar com baixa potência em rajadas curtas em tempo real, enquanto os sistemas analíticos utilizam grandes quantidades de energia e possuem componentes assíncronos.

Um CIO talentoso, que possa manter essas quatro atividades em perfeito equilíbrio, será o parceiro de negócios que um CEO precisa.

Recent Posts

Diego Barreto assume como novo CEO do iFood

Diego Barreto foi nomeado como CEO do iFood, substituindo Fabricio Bloisi, que assumiu a liderança…

23 minutos ago

Com “fábricas de IA”, Dell quer acelerar projetos de inteligência artificial de clientes

Acelerar projetos de inteligência artificial (IA) dos clientes através de uma oferta que combina computação,…

25 minutos ago

Vittude lança mapeamento de saúde mental em empresas

A Vittude, startup especialista em atendimento de saúde mental para empresas, anunciou recentemente o lançamento…

1 hora ago

Nova funcionalidade do ChatGPT permite upload direto do drive

A OpenAI anunciou que o ChatGPT agora permite que usuários façam upload de arquivos diretamente…

2 horas ago

Sony Music adverte setor de tecnologia sobre uso indevido de conteúdo para IA

A Sony Music Group enviou uma carta a mais de 700 empresas de tecnologia e…

4 horas ago

Ransomware-as-a-Service é lucrativo e tem até ‘programa de canais’

O Ransomware-as-a-Service é um modelo de negócio considerado lucrativo, semelhante ao Software-as-a-Service (SaaS), e que…

4 horas ago