Cidades inteligentes terão quase 10 bilhões de dispositivos conectados à web em 2020

O instituto de pesquisas Gartner prevê que até o final deste ano, globalmente, serão 1,1 bilhão de dispositivos conectados à internet.

Author Photo
11:50 am - 19 de março de 2015
O instituto de pesquisas Gartner prevê que até o final deste ano, globalmente, serão 1,1 bilhão de dispositivos conectados à internet usados por cidades inteligentes. Até 2020, o número saltará para 9,7 bilhões.

Bettina Tratz-Ryan, vice-presidente de pesquisas do Gartner, aponta que, diante desse cenário, as cidades inteligentes representam uma oportunidade de receita para provedores de serviços e de tecnologia. Contudo, é necessário planejar e posicionar suas ofertas o quanto antes. A executiva afirma ainda que a maioria do investimento com Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) virá do setor público.

O levantamento do Gartner indica ainda que casas inteligentes, ou smart homes, além de prédios comerciais inteligentes vão representar 45% do total de dispositivos conectados ainda neste ano. Em 2017, o número de dispositivos conectados usados em casas inteligentes, que incluem sensores de detecção de movimento e iluminação LED, devem ultrapassar a marca de 1 bilhão.

O setor de utilities é um dos que mais deverão usar IoT em suas estratégias, totalizando 252 milhões de unidades conectadas à web em cidades inteligentes neste ano e chegando a 371,1 milhões de objetos em 2017. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.