Cidadania corporativa: como as empresas podem ser mais inclusivas ao prevenirem fraudes

O cenário de crescentes fraudes no Brasil torna cada vez mais latente a necessidade de falarmos em prevenção a fraudes

Author Photo
9:00 am - 27 de fevereiro de 2024
cidadania corporativa

Cidadania corporativa é o termo usado para o compromisso e responsabilidade social que uma empresa assume em relação ao impacto de suas atividades na sociedade e no meio ambiente. Também conhecida como responsabilidade social corporativa (RSC) ou responsabilidade social empresarial (RSE), a expressão implica que as empresas devem ir além de simplesmente buscar lucro e considerar os efeitos de suas operações nas comunidades em que atuam.

Cidadania corporativa e prevenção a fraudes 

O cenário de crescentes fraudes no Brasil torna cada vez mais latente a necessidade de falarmos em prevenção a fraudes, bem como termos um olhar cada vez mais atento à sociedade para gerar mais inclusão digital. Diversos golpes poderiam ser evitados aliando tecnologia e uma boa experiência do cliente, por exemplo. Isso atenderia  diversas necessidades e diminuiria desafios, como lidar com interfaces difíceis, pouco intuitivas ou ferramentas com as quais as pessoas não estão totalmente habituadas.

Leia mais: Mês da Internet Segura: brasileiros perderam mais de R$ 1 bilhão em golpes digitais em 2023, 12% a mais que 2022 

A cidadania corporativa em prevenção a fraudes abre uma reflexão a respeito de grupos vulneráveis a golpes, tais como:

  • grupos étnicos, pois outras tecnologias de autenticação biométrica nem sempre são igualmente eficazes em diferentes tonalidades de pele, o que pode resultar em exclusão involuntária;

  • idosos que encontram dificuldades em se autenticar devido a interfaces complexas e requisitos tecnológicos avançados;

  • pessoas pouco ou não alfabetizadas;

  • pessoas com deficiência, como distúrbios de neurodesenvolvimento.

Uso acessível da biometria de voz

No cenário da cidadania corporativa na prevenção a fraudes, a biometria de voz surge como aliada à biometria comportamental, fortalecendo o ecossistema da segurança, assim como promovendo a inclusão digital e a preservação de ativos financeiros.

A biometria de voz, além de ser uma poderosa aliada na prevenção a fraudes, oferece uma abordagem segura, sem atritos e inclusiva na autenticação de usuários. Ao utilizar características únicas da voz, como timbre, sotaque e cadência, a tecnologia torna-se uma ferramenta robusta na detecção de atividades fraudulentas.

Quando consideramos essa tecnologia a uma das camadas de autenticação, estamos essencialmente introduzindo a voz como senha, uma abordagem altamente segura contra golpes.

Isso é especialmente relevante em situações de vazamento de dados, nas quais fraudadores podem ter acesso a todas as informações sobre a vítima, tentando burlar sistemas de segurança por meio de solicitações fraudulentas, como empréstimos, pagamentos e transferências.

A tecnologia avançada desse recurso oferece um formato em multicanais e integração inteligente, cobrindo diferentes plataformas, como URA e WhatsApp. A integração com CRM, Call Center, App e WhatsApp cria uma rede coesa, onde os canais conversam entre si. Isso permite uma jornada fluida com uma experiência incrível para o usuário, que pode ser autenticado em até 1 segundo.

A experiência do cliente, aliada à segurança proporcionada pela autenticação por biometria de voz, torna-se democrática, atendendo a diversos grupos de pessoas, desde idosos até pessoas pouco ou não alfabetizadas e aquelas com deficiência.

Ao adotar tecnologias inovadoras, as empresas conseguem promover uma experiência segura e confiável para milhões de usuários, consolidando ainda mais sua posição como líderes na prevenção a fraudes e segurança digital.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Aline Rodrigues Sanches

Gerente de contas na Oakmont

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.