Christian Klein: ‘A América Latina foi uma das nossas regiões de crescimento mais rápido’

CEO da SAP fala sobre oportunidades no Brasil e personifica uma nova maneira de liderar na tecnologia

Author Photo
2:57 pm - 04 de junho de 2024
Christian Klein, CEO da SAP Imagem: Divulgação

Christian Klein começou a trabalhar na SAP em 1999, ainda como estagiário. E, em uma jornada diferente de grande parte dos executivos de tecnologia, nunca trabalhou em nenhuma outra empresa. Mais de duas décadas depois, com 44 anos, Klein é o CEO da SAP e traz para a empresa uma comunicação mais jovial e descontraída.

O sotaque não deixa mentir que Klein nasceu e vive, até hoje, na Alemanha – o que nos trouxe uma conexão quase que instantânea durante o SAP Sapphire*. Ao conhecê-lo, contei que morei quase um ano em Berlim, em contrapartida ele me confidencializou que seu melhor amigo mora em São Paulo – mas que sempre que vai visitá-lo, também vai ao Rio de Janeiro. Ele já conheceu a Bahia e outras regiões brasileiras.

E sua cordialidade fica mais aparente quando ao perguntar sobre os outros jornalistas da América Latina, tinha uma história para contar sobre cada país. O México, por exemplo, está em sua lista de países para as férias. Mas por que isso parece tão relevante? Porque aproxima a SAP, como um todo, a seus parceiros e clientes pelo mundo. E porque vai ao encontro da necessidade de um melhor relacionamento entre os profissionais de tecnologia e outros membros do board conforme a tecnologia se torna um viabilizador de negócios – algo que foi destacado por Klein em sua palestra de abertura e parece ser vivido de perto por ele.

Aproveitei a oportunidade do breve encontro para perguntar a ele qual a importância da América Latina para a SAP e ele explica que, em regiões mais maduras, como os Estados Unidos, os sistemas SAP já são usados por grande parte das empresas. Mas que os países da América Latina ainda têm muito espaço para crescer.

“Investimos na América Latina porque acreditamos no bom negócio. Nós temos que estar na região (…) A América Latina foi uma das nossas regiões de crescimento mais rápido, ao lado do Sudeste Asiático. Vocês têm muitas empresas incríveis e muitos unicórnios que agora estão crescendo”, comenta Klein.

Além de todas as oportunidades profissionais, o CEO da SAP elogia o povo latino-americano. “Eu amo as pessoas e como são apaixonadas. Eu amo o otimismo”, comenta. E termina a nossa conversa falando, mais uma vez, sobre o Brasil. Foi ele que deu a ideia de criar o SAP Labs em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

“Nós construímos a filial ao lado da universidade e todos nos perguntaram o porquê. Porque, agora, temos jovens que vêm até nós todos os dias. Na verdade, eu estava construindo o negócio e trabalhei para o suporte global ativo para localização. Quando vi São Leopoldo, sabia que tinha encontrado o lugar”, finaliza.

*a jornalista viajou a convite da SAP

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Laura Martins

Jornalista com mais de dez anos de atuação na cobertura de tecnologia. É a quarta jornalista de tecnologia mais admirada no Brasil, pelo prêmio “Os +Admirados da Imprensa de Tecnologia 2022” e tem a experiência de contribuições para o The Verge.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.