CES 2025: Nvidia detalha Cosmos, plataforma para criação de ‘IA física’

Objetivo é facilitar desenvolvimento de robôs e veículos autônomos, diz Nvidia. Uber já testa tecnologia

Author Photo
10:30 am - 08 de janeiro de 2025
Imagem: Divulgação

Entre os muitos anúncios que a Nvidia fez durante a CES 2025 estava a Cosmos, plataforma de modelos de IA generativa, além de tokenizadores, proteções e processamento, cujo objetivo é permitir o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial física. Na prática isso significa criar aplicações de IA em veículos autônomos (AVs) e robôs, entre outros equipamentos do mundo real.

Segundo a empresa, o desenvolvimento de modelos de IA física é “caro e exige grandes quantidades de dados e testes no mundo real”. A Cosmos promete a desenvolvedores formas de gerar grandes quantidades de dados sintéticos baseados em física para treinar e avaliar modelos. Também criar modelos personalizados.

Os modelos da Cosmos devem estar disponíveis sob licença de modelo aberto. Os primeiros modelos já estão disponíveis no catálogo de APIs da NVIDIA. A família de modelos e estrutura de ajuste fino estão no catálogo do Nvidia NGC e no Hugging Face. Em breve, a empresa diz que os modelos Cosmos estarão disponíveis como microsserviços NIM otimizados.

“O momento do ChatGPT para a robótica está chegando. Assim como os grandes modelos de linguagem (LLMs), os World Foundation Models são fundamentais para o avanço do desenvolvimento de robôs e AVs, mas nem todos os desenvolvedores têm a experiência e os recursos para treinarem os seus próprios modelos”, diz em comunicado Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia.

A Nvidia diz garantir que o Cosmos foi desenvolvido seguindo os princípios de IA confiável da própria empresa, que supostamente priorizam privacidade, segurança, transparência e redução de “tendências indesejadas”. “A IA confiável é essencial para promover a inovação na comunidade de desenvolvedores e manter a confiança dos usuários”, diz a empresa, em comunicado.

Casos de uso

Segundo a Nvidia, empresas automotivas e de robótica já estão usando a plataforma. A Waabi, por exemplo, empresa que trabalha com IA generativa em veículos autônomos, está avaliando o Cosmos para curadoria de dados e desenvolvimento e simulação de software de AV. A Wayve, por sua vez, especialista em direção autônoma, está avaliando o Cosmos como ferramenta para pesquisar cenários de direção.

A Uber é outra que fez uma parceria com a Nvidia para acelerar a mobilidade autônoma. Os conjuntos de dados de direção da empresa, combinados com recursos da plataforma da Nvidia, devem, segundo as partes, criar modelos de IA melhores e mais eficiente.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.