Carros autônomos chegarão em cinco anos, prevê Ford

Author Photo
6:19 pm - 29 de outubro de 2015
Carros autônomos chegarão em cinco anos
Carros conectados e veículos totalmente autônomos podem chegar ao mercado nos próximos cinco anos. É o que acredita Thomas Lukaszewicz, que comanda a área de direção automatizada do Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford em Aachen, na Alemanha. 

Para ele, a evolução dos sistemas de assistência ao motorista e a assistência em congestionamentos e estacionamentos abrem o caminho para atender essa tendência do mercado automobilístico. “Além dessas tecnologias, a viabilização dos carros autônomos depende principalmente de mapas de alta definição e infraestrutura”, disse o especialista. 

O objetivo é a segurança integrada, paralelamente às pesquisas para reduzir o consumo de combustível, as emissões e melhorar a qualidade do ar, a reciclagem e oferecer condições para o gerenciamento de tráfego nas grandes megalópoles. Também é preciso também lidar com os recursos fósseis limitados e legislação dos diversos países.

O executivo relatou que os atuais carros da Ford já possuem equipamentos avançados para tornar a direção mais segura e inteligente. O chefe de Engenharia da Ford América do Sul, João Filho, mostrou que as linhas da montadora já adotam sistemas semiautônomos em direção para o futuro, entre eles o Focus e o Fusion. “queremos democratizar as tecnologias de segurança veicular e, por isso, muitas delas já estão presentes desde os carros de entrada da Ford, como o Ka, que é uma referência no segmento”, afirmou o engenheiro. 

Pesquisa feita este ano pela Ford mostrou que hoje a segurança ocupa o topo da lista na preocupação dos consumidores, com 95,7% das preferências, à frente de itens como garantia e economia de combustível, na hora de escolher um automóvel. 

Esse tem sido, diz, um direcional para a Ford no lançamento de modelos, considerando que hoje a marca tem os mesmos veículos vendidos em várias partes do mundo, com o mesmo nível de tecnologia e padrões de segurança entre quatro e cinco estrelas na classificação dos institutos especializados. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.