Notícias

Carrefour inaugura primeiras lojas autônomas em São Paulo

A rede varejista Carrefour anunciou nesta sexta-feira (26) a abertura de suas duas primeiras lojas autônomas em São Paulo. As unidades apostam em uma experiência de compra sem mediação humana, em que clientes podem entrar, escolher seus produtos, pagar e sair de forma mais cômoda e rápida.

As unidades autônomas pertencem à bandeira Carrefour Express e estão localizadas no condomínio residencial Domo Life e Prime, em São Bernardo do Campo, e no coworking CoW, no Brooklin, em São Paulo. Todos os produtos das unidades podem ser selecionados e pagos pelo cliente utilizando o aplicativo Meu Carrefour, que está disponível para Android e iOS.

O modelo é bem similar ao implementado por lojas da rede Amazon Go, inauguradas ao público em 2018 pela Amazon com o objetivo de reduzir o atrito de compra ao máximo através da tecnologia.

Para adquirir produtos no local, basta que o cliente abra o aplicativo da varejista e escaneie o QR code na porta da unidade para liberar sua entrada. Sempre que escolher um produto, é preciso escaneá-lo com o app, que gerencia o carrinho virtual. Para sair da loja, basta efetuar o pagamento usando um cartão de crédito através do app e novamente escanear o QR code na saída. Em caso de dúvidas, o cliente tem suporte via Whatsapp em tempo real.

“Queremos oferecer soluções que atendam às demandas de nossos clientes, independente de perfil e momento de compra. Hoje, por exemplo, já temos 40 lojas com o sistema Scan & Go. Nossa área de inovação está conduzindo um trabalho robusto para criar um ecossistema que conecta todos os nossos negócios em um só aplicativo – o Meu Carrefour –, e as aberturas de lojas autônomas fazem parte dessa jornada”, afirma Luiz Rufino, diretor de Inovação do Carrefour.

Além de cômodo, o novo modelo de lojas é integrado à estratégia de dados do Carrefour, que cruza informações do varejo com áreas como inovação, TI e marketing para garantir ofertas de produtos mais eficientes e uma entrega de comunicação de conteúdos relevantes.

Exemplo disso é a varidade entre as duas lojas autônomas: como uma está localizada dentro de um centro comercial e a outra em uma área comum de condomínio residencial, os visitantes serão impactados com um portfólio de produtos e ofertas diferenciadas em cada unidade.

A unidade do coworking CoW, com 60 m², tem como foco um consumidor no qual seu dia gira em torno do trabalho e precisa de produtos que lhe apoiem nas necessidades antes, durante e após o expediente. Enquanto a loja do condomínio residencial Domo Life e Prime, com 43 m², atende um público que precisa de itens esporádicos, seja por urgência de uma demanda ou apenas para abastecer sua despensa.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

2 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

3 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

4 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

5 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

7 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

8 horas ago