Adeus Photoshop? Canva expande recursos e acirra competição com Adobe

Canva revela recursos, incluindo ferramentas baseadas em IA para textos. Novidades aproximam plataforma do Figma e do Photoshop

Author Photo
5:14 pm - 23 de março de 2023
canva, software, canva inc. Foto: Shutterstock

A plataforma de design Canva anunciou nessa quinta (23) novos recursos de gerenciamento de marca e ferramentas de design baseadas em inteligência artificial. O lançamento, feito durante o Canva Create, marca não só os dez anos de mercado da companhia, como também uma investida em um mercado até então dominado pela Adobe (dona do Photoshop).

“Dez anos atrás, lançamos o Canva impulsionados por uma visão de capacitar todos a criar qualquer coisa, independentemente de suas habilidades ou experiência”, disse a cofundadora e CEO do Canva, Melanie Perkins.

Leia também: Palo Alto: consolidação é oportunidade no mercado de cibersegurança

Sob o slogan “Canva: agora o lar de todas as marcas”, a empresa reforça a ideia de poder criar conceitos e linguagem visual de uma marca em um só lugar. E não apenas pequenas e médias empresas, mas também grandes organizações como FedEx, Starbucks e Zoom estão adotando a plataforma para iniciativas de comunicação visual, diz a empresa.

O anúncio de recursos de criação de layers, guides, gradients e monotypes é o que aproxima o Canva de plataformas de design como Photoshop (da Adobe) e Figma (da Figma Inc., comprada pela Adobe em setembro de 2022 por US$ 20 bilhões).

Canva Assistant

De gráficos de mídia social a apresentações, conteúdo de vídeo a documentos: são várias as novas ferramentas e recursos desenvolvidos pelo Canva e anunciados no Create. O Visual Worksuite, mais especificamente no Brand Hub, foram adicionados recursos de criação (e atualização) de logos, templates, folders e guidelines, entre outros.

O Visual Worksuite foi turbinado com o uso de IA. O Magic Design, por exemplo, permite fazer upload de imagens e selecionar um estilo. Ele também oferece modelos personalizados prontos para baixar.

Já o Magic Eraser permite limpar detalhes indesejados em imagens, bastante pincelar a área desejada. O Canva Assistant usa IAa para pesquisar elementos atraentes e dar recomendações de imagens e layouts, ou até gerar conteúdo de IA personalizado em designs.

Há ainda recursos de texto. O Translate traduz automaticamente o texto em designs para mais de 100 idiomas diferentes, e o Magic Write cria conteúdo a partir de um prompt de texto – recurso semelhante ao ChatGPT.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Isabella Costa

Redatora no IT Forum, é formada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), de São Paulo. Com 7 anos de experiência em produção de conteúdo, atua principalmente como especialista em redes sociais, redatora e comunicadora. 

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.