Canais na América Latina e Caribe já têm serviços como principal oferta

Pesquisa da TD Synnex identifica também que segurança e redes são prioridade, ao contrário do ESG na região

Author Photo
4:36 pm - 09 de novembro de 2023
Imagem: Shutterstock

Canais parceiros na região da América Latina e Caribe estão cada vez mais voltando-se para serviços como principal oferta em seus modelos de negócio, identificou um estudo realizado pela TD Synnex, que buscou entender as visões e expectativas dos canais em relação aos seus negócios, desempenho e estratégias, bem como o cenário de adoção de tecnologia por seus cientes, os usuários finais.

De acordo com a pesquisa anual “Direction of Technology”, as vendas de hardware continuam importantes, mas sua participação está mudando para modelos de consumo e ciclo de vida do produto. 84% dos parceiros da região aumentarão as vendas de serviços profissionais nos próximos 3 anos e 82% aumentarão as vendas de serviços gerenciados. As conclusões do relatório regional se baseiam na segmentação dos resultados de pesquisa realizada com 550 canais parceiros da TD Synnex, abrangendo a Europa, a região Ásia-Pacífico, a América do Norte e a América Latina e Caribe (LAC).

“Os parceiros da região estão realmente se preparando para uma realidade em mudança e ajustando suas prioridades e ofertas, como os canais em outras partes do mundo, mas de maneira diferente, correspondendo à sua situação e a de seu ecossistema”, disse Otavio Lazarini Barbosa, vice-presidente sênior da TD Synnex para a América Latina e Caribe. “Em nossa região, aspectos prioritários para a maioria dos canais ouvidos nos 60 países em que foi feita a pesquisa – como ofertas de Inteligência Artificial e Machine Learning, ou a importância de iniciativas ESG – são superados por outros, como segurança cibernética, rede, infraestrutura e nuvem híbrida”.

Segurança e redes são prioridade

A segurança foi a principal fonte de receita nos últimos 12 meses, com 65% das respostas na região. Entre as principais fontes de receita durante este ano, os participantes mencionaram a segurança, em primeiro lugar (73%), seguida por redes (60%) e servidores e armazenamento (53%). Esses resultados refletem o papel dos canais, que fornecem ao mercado mais de 90% dos sistemas de segurança.

Leia mais: Brasil nas nuvens: uso de serviços em nuvem avança nas organizações brasileiras

O estudo também identificou que a nuvem híbrida será uma área importante de investimento no curto prazo. Para os próximos 24 meses, segurança (61%) e redes (45%) são as primeiras entre as 8 tecnologias de maior relevância para os clientes; a nuvem híbrida e a infraestrutura de servidores e armazenamento estão em terceiro lugar (40%); em seguida estão a infraestrutura em hiperescala (38%), automação (35%), IA/ML (27%) e análise de dados (25%).

Quatro em cada dez parceiros reconhecem a nuvem híbrida como um ambiente importante para seus investimentos nos próximos dois anos e, de fato, 29% a consideram prioritária em relação aos investimentos em IA.

Desafios a serem superados

Para três quartos dos parceiros de negócios, o aumento da concorrência e a pressão sobre as margens são os principais desafios atualmente. Quase 7 em cada 10 afirmam que um dos principais desafios é atrair e reter talentos e, para 45%, esse continuará sendo o caso nos próximos 2 anos.

Nos últimos 12 meses, as expectativas de receita dos canais parceiros na América Latina caíram ligeiramente; no entanto, mais de 70% esperam ver algum crescimento em 2023.

Para o próximo ano, o investimento se concentrará no conhecimento, de acordo com os entrevistados. As prioridades de investimento dos participantes são: treinamento e certificação em tecnologia (com 77% das respostas), geração de demanda e marketing digital (74%) e investimento em padrões de segurança cibernética (66%). Em seguida estão áreas como planejamento de negócios, gestão e aquisição de talentos, gestão do ciclo de vida do produto, soluções ESG e comércio eletrônico.

O estudo, entretanto, identificou que o ESG ainda não é uma prioridade na América Latina entre os entrevistados. Apenas 8% dos parceiros da região oferecem atualmente soluções de credenciamento e relatórios de ESG, em comparação com 33% na América do Norte e 32% na Europa. Apenas 16% planejam oferecê-las nos próximos dois anos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.