Câmara aprova construção de dutos de telecom em infraestrutura pública

Author Photo
11:52 am - 20 de julho de 2016
Câmara aprova construção de dutos de telecom em infraestrutura pública

A Comissão de Desenvolvimento Urbano, da Câmara dos Deputados, aprovou projeto que torna obrigatória a construção integrada de dutos para passagem de redes de telecomunicações em obras públicas de infraestrutura básica.

Proposta pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, o texto (PL 3861/15), que tem como relator o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA),  prevê que infraestruturas básicas de interesse coletivo, como ferrovias, oleodutos, gasodutos, devam ser executadas de modo a dispor de canais e outras infraestruturas que permitam a passagem de cabos e fibras ópticas para a instalação de redes de telecomunicações.

A proposta estabelece ainda que também não seja cobrado direito de passagem em obras de infraestrutura básica de interesse coletivo.

O chamado direito de passagem é uma autorização que empresas de telecomunicações, por exemplo, recebem para implementar essas infraestruturas dos donos das faixas de terras, por onde irá passar a sua rede.

O projeto ainda será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

*Com informações da Câmara dos Deputados

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.