CADE abre inquérito para averiguar operações da Google Play Store

O órgão irá investigar se a Google tem imposto suas taxas e formas de pagamento

Author Photo
6:00 pm - 04 de dezembro de 2024
Imagem: Shutterstock

O Cade iniciou, nesta segunda-feira (2), um inquérito para apurar se a Google tem realizado práticas restritivas na Google Play Store no sistema operacional Android. O processo investiga se a empresa força o uso de seu sistema de pagamento, prejudicando a oferta de alternativas aos consumidores e se ela impõe “taxas elevadas e regras rígidas para desenvolvedores”, criando “impedimentos à operação de lojas de aplicativos concorrentes no Android”.

Esta não é a primeira vez que o Cade investiga a big tech. Em 2018, o órgão começou uma apuração sobre as práticas anticompetitivas no sistema Android, incluindo a obrigação de pré-instalação do Google Busca e do Google Chrome. O processo foi arquivado em 2021 por falta de provas.

Leia também: Índia investiga política de jogos da Google na Play Store

Além desta investigação, a Google ainda tem em aberto um outro inquérito no Cade, que investiga tanto a empresa quanto a Meta por suposto abuso de posição dominante relacionado ao Projeto de Lei 2.630/2020, conhecido como “PL das Fake News”. Esta foi motivada por denúncias de que as plataformas estavam utilizando seus algoritmos para manipular informações sobre o projeto, favorecendo conteúdos críticos e dificultando a divulgação de posições favoráveis ao PL.

Ainda este ano, o Cade também abriu processos para investigar a Apple, acusada de abuso de posição dominante no mercado de distribuição de aplicativos e a IBM Brasil, Siemens Energy, Claro e Phillips do Brasil, em conjunto, suspeitas de formação de cartel.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.