Burger King usa IA para tornar operação e cadeia logística mais eficientes
Rede de restaurantes adotou sistema Sentinella que automatiza o controle do estoque de insumos em tempo real
O Burger King está adotando inteligência artificial para tornar mais ágil e eficiente a sua operação e cadeia logística. Essa otimização é esperada tendo em vista que a companhia concluiu a implementação do sistema Sentinella em toda a rede própria de restaurantes. Segundo o Burger King, a tecnologia evitará custos e desperdício de alimentos nos restaurantes.
O sistema, desenvolvido em parceria com a empresa TopCode, usa machine learning para otimizar o pedido de insumos das lojas, apoiando, portanto, gerentes com sugestões de reposição de estoque conforme o comportamento de vendas da loja e os possíveis eventos sazonais, como feriados e meses de maiores fluxos.
Na prática, a tecnologia consegue cruzar dados da base de pedidos realizados pelos consumidores por meio do controle de estoque. Quando é preciso realizar a reposição de estoque, o gerente, então, consulta o sistema, que já oferece sugestões de reposições de insumos de maneira mais assertiva. Dessa maneira, o gerente não precisa consultar várias planilhas para entender quantos quilos de tomate devem ser comprados no período, por exemplo.
Leia também: Faculdade XP usa IA em processo seletivo de pós-graduação
As sugestões também minimizam possíveis faltas de insumos no estoque do Burger King, já que o sistema estará sempre abastecido conforme as necessidades de consumo. Com isso, toda a logística da operação é beneficiada, com um volume mais assertivo de reposição, reduzindo custos e prejuízos.
O vice-presidente de tecnologia da companhia, Igor Freitas, ressalta que o sistema, agora universalizado nos restaurantes próprios, é essencial para uma jornada de compra com zero atrito que contempla o cliente final.
“O cliente também se beneficia com o machine learning do sistema Sentinella, devido à eficiência operacional utilizada na checagem de estoque, que analisa com agilidade as tomadas de decisões e, principalmente, evita o desperdício de itens sob uma ótica de gestão de estoque otimizada por IA”, explica Freitas, acrescentando que a adoção da tecnologia contribui para a política de zero waste da empresa, fazendo com que toda a supply chain se beneficie.
Freitas ainda explica que para garantir o aperfeiçoamento da inteligência artificial adotada, a Zamp, máster franqueada Burger King e Popeyes no Brasil, investe na capacitação de seus colaboradores para reforçar a estratégia com foco em inteligência e automação, o que inclui desde o Gerente de Negócios no centro dessa transformação, além da criação de uma trilha de vídeos de treinamento sobre o tema.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!