Mais de um quarto dos brasileiros já foi vítima de fraude ao comprar online
No entanto, maioria dos consumidores (87%) diz se sentir segura ao comprar no e-commerce brasileiro
A maioria dos consumidores no Brasil (87%) se sente segura ao comprar no e-commerce brasileiro, revelou a 2ª edição do estudo Segurança do consumidor digital e as fraudes no varejo, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e pela Pinion. Entretanto, mais de um quarto dos brasileiros (27%) diz que já sofreu algum tipo de fraude ao comprar online.
Entre os consumidores que foram lesados, a maioria (57%) afirma não ter recebido o produto adquirido, outros 33% afirmam que receberam um produto errado ou com defeito; já 31% relatam fraudes no cartão de crédito, enquanto 17% afirmam ter seus dados vazados e 12% foram vítimas de fraude na geração de boleto.
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O estudo também verificou que a maioria dos consumidores costuma denunciar o ocorrido, e na sua maior parte por meios online, porém ainda é relevante o número de consumidores que não denunciam (42%). Já o principal canal de denúncia é “Reclame Aqui” (40%), seguido pelo Procon (22%). Destaca-se também o alto número de ocorrências não resolvidas, saltando de 25% (em 2019) para 40%.
“Segurança digital e proteção de dados vem se tornando um tema cada vez mais relevante. Garantir uma jornada de compra segura e dar um suporte para eventuais problemas que ocorram em uma compra digital é essencial para as empresas de varejo prosperarem no Brasil“, ressalta Eduardo Terra, Diretor Presidente da SBVC.
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