Brasil é destaque na SAP com crescimento de cloud nos últimos 22 trimestres

Adriana Aroulho e Cristina Palmaka concordam que migração para nuvem não é mais uma questão para empresas

Author Photo
6:46 pm - 05 de junho de 2024
Adriana Aroulho, CEO da SAP Brasil e Cristina Palmaka, presidente da SAP América Latina e Caribe Imagens: LinkedIn

Apesar de não abrirem os resultados de cada país, o destaque do Brasil para a SAP fica visível nas entrelinhas. Durante o SAP Sapphire*, em Orlando, principal evento de vendas da companhia, eram quase dez logos de clientes brasileiros nas apresentações principais. Além disso, aproximadamente 120 brasileiros, entre clientes e parceiros, marcam presença no evento.

Em entrevista ao IT Forum, Adriana Aroulho, CEO da SAP Brasil, comemora outro marco: são 22 trimestres consecutivos de crescimento de dois dígitos na nuvem – sendo o Brasil citado como destaque nos earnings globais.

“Sem dúvidas a ida para a nuvem foi um superacelerador do nosso crescimento. O Brasil vem sendo uma operação de destaque em crescimento em nuvem. Nós sempre tivemos muita penetração nas grandes empresas, mas nos últimos anos também crescemos nas médias”, diz ela.

Cristina Palmaka, presidente da SAP América Latina e Caribe, destaca que o Brasil é o maior mercado da América Latina e que a migração para a nuvem, que começou pelas pequenas empresas, já está sendo feita pelas grandes corporações.

Isso porque, diz Adriana, a migração para a nuvem não é mais uma questão de “se”, mas de “quando”. Para ela, se essa já foi uma questão, hoje não é mais. “Tinham clientes que tinham algum receio da ida para a nuvem por uma questão de segurança e hoje nos procuram porque querem ir pra nuvem para ter segurança. A migração para a nuvem não tem volta.”

Leia também: EXCLUSIVO: ‘Não somos players de infraestrutura’, diz Julia White sobre IA na SAP

Cristina complementa ao dizer que existe o desafio dos cenários econômicos para cada cliente. “Algumas empresas preferem investir para ‘sair na frente’ quando melhorar, outras preferem esperar. Precisamos respeitar que cada cliente vai olhar de uma forma. Entendemos o momento de cada companhia. Tem segmentos que estão acelerados e que a tecnologia tem muito impacto, como varejo. Outros são de segmentos mais conservadores, então precisam de mais tempo para entender o que vai terá de benefícios.”

SAP: Expectativas positivas para 2024

A presidente Latam está otimista com os resultados deste ano. Segundo ela, ainda há uma grande janela de oportunidade de mercado. “As novas ferramentas trazem novas oportunidades de produtividade. E mesmo que as economias não estejam perfeitas, as empresas precisam de mais produtividade, eficiência, ser mais ágeis no manejo de informação para os seus clientes.”

Além disso, diz ela, a SAP está entrando em camadas que antes não estava. Principalmente entre as médias empresas, mas que estão em expansão. São aqueles negócios que convivem bem, por exemplo, com suas planilhas de Excel, mas que sabem que ao crescer, perderão o controle.

“Para mim, as expectativas seguem de ter um crescimento interessante para a região. Temos o tema de sustentabilidade também que é muito forte.  Todos os clientes estão fazendo algo ou querem fazer algo. Temos muitas possibilidades e a tecnologia como centro de negócio vai garantir que as economias continuem crescendo, vai trazer mais oportunidades de novos empregos e colocar a América Latina em outro nível”, promete ela.

Sustentabilidade, inclusive, é um dos assuntos que faz os olhos de Adriana brilharem. Ela comenta que o Brasil foi a primeira subsidiária fora da Alemanha a ter seu próprio relatório de sustentabilidade. Entre os programas, um dos destaques é o Programa de Neurodiversidade, no qual o País é o primeiro com mais colaboradores com espectro autista.

“A nossa visão é de que queremos, ao mesmo tempo, ser habilitador por meio da tecnologia e exemplo. Você não faz gestão daquilo que você não mede e por isso a tecnologia é muito importante. Mas a gente também quer ser exemplo, então dentro da SAP também temos os nossos compromissos, como o de eliminar o uso de plástico nos escritórios, trabalhar com fornecedores que apresentam melhorias, além de objetivos de diversidade de gênero e os grupos de afinidade para vários aspectos”, resume a CEO do Brasil.

*a jornalista viajou a convite da SAP

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Laura Martins

Jornalista com mais de dez anos de atuação na cobertura de tecnologia. É a quarta jornalista de tecnologia mais admirada no Brasil, pelo prêmio “Os +Admirados da Imprensa de Tecnologia 2022” e tem a experiência de contribuições para o The Verge.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.