Notícias

Brasil recebe primeiro caixa eletrônico 5G da América Latina

A TecBan, a Claro e a Ericsson anunciaram nesta segunda-feira (10) o lançamento do primeiro caixa eletrônico com tecnologia 5G da América Latina. A estrutura também tem a participação da Embratel, responsável pelas soluções corporativas disponibilizadas.

O equipamento está localizado em Alphaville, na região metropolitana de São Paulo, em ambiente controlado, e promete trazer ganhos de segurança e agilidade, melhor experiência de uso para consumidores, e a possibilidade de novas aplicações para o mercado financeiro.

“As redes LTE, disponíveis atualmente, já atendem a muitas necessidades deste mercado. Porém, a implantação da nova tecnologia agregará novos recursos, como alta confiabilidade e soluções de rede orientadas às características do negócio, com funcionalidades adicionais e otimizações que podem contribuir de forma significativa para a evolução do sistema financeiro no País”, afirmou André Sarcinelli, diretor de engenharia da Claro.

A tecnologia, por exemplo, opera com menor tempo de resposta e maior velocidade para aplicações ativas no caixa, já que pode usar um “caminho dedicado” seguro para o transporte de dados sensíveis, com latência muito baixa, entre a central e as agências.

Ao mesmo tempo, a largura de banda da estrutura pemritirá o desenvolvimento de uma série de soluções baseadas em atendimento por videoconferência e a distribuição de tecnologia via hotspot WI-FI.

“As possibilidades são infinitas. Os Banco24Horas com 5G poderão se transformar em pontos de mídia digital com streaming de vídeo de alta qualidade, por exemplo”, afirmou Robert Baumgartner Junior, diretor de TI e Telecom da TecBan.

Ainda segundo Baumgartner, em termos de segurança, a o 5G permitirá também o monitoramento de vídeo e vigilância dos pontos de autoatendimento em tempo real, com melhor qualidade de imagem para os operadores remotos.

“Será possível ainda, por meio da análise das imagens das câmeras de vídeo, avaliar a fila de pessoas, permitindo calcular o tempo de espera em um determinado terminal”, concluiu.

Recent Posts

Mesa de operação de fraude: a parte humana da prevenção a golpes

Da consultoria até se tornar uma desenvolvedora de soluções de prevenção à fraude, a Horus…

34 minutos ago

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

14 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

16 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

16 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

17 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

18 horas ago