Brasil recebe primeiro caixa eletrônico 5G da América Latina

Instalado em Alphaville (SP), Banco24Horas da TecBan utiliza tecnologia da Claro, Ericsson e soluções corporativas da Embratel

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7:16 pm - 10 de maio de 2021

A TecBan, a Claro e a Ericsson anunciaram nesta segunda-feira (10) o lançamento do primeiro caixa eletrônico com tecnologia 5G da América Latina. A estrutura também tem a participação da Embratel, responsável pelas soluções corporativas disponibilizadas.

O equipamento está localizado em Alphaville, na região metropolitana de São Paulo, em ambiente controlado, e promete trazer ganhos de segurança e agilidade, melhor experiência de uso para consumidores, e a possibilidade de novas aplicações para o mercado financeiro.

“As redes LTE, disponíveis atualmente, já atendem a muitas necessidades deste mercado. Porém, a implantação da nova tecnologia agregará novos recursos, como alta confiabilidade e soluções de rede orientadas às características do negócio, com funcionalidades adicionais e otimizações que podem contribuir de forma significativa para a evolução do sistema financeiro no País”, afirmou André Sarcinelli, diretor de engenharia da Claro.

A tecnologia, por exemplo, opera com menor tempo de resposta e maior velocidade para aplicações ativas no caixa, já que pode usar um “caminho dedicado” seguro para o transporte de dados sensíveis, com latência muito baixa, entre a central e as agências.

Ao mesmo tempo, a largura de banda da estrutura pemritirá o desenvolvimento de uma série de soluções baseadas em atendimento por videoconferência e a distribuição de tecnologia via hotspot WI-FI.

“As possibilidades são infinitas. Os Banco24Horas com 5G poderão se transformar em pontos de mídia digital com streaming de vídeo de alta qualidade, por exemplo”, afirmou Robert Baumgartner Junior, diretor de TI e Telecom da TecBan.

Ainda segundo Baumgartner, em termos de segurança, a o 5G permitirá também o monitoramento de vídeo e vigilância dos pontos de autoatendimento em tempo real, com melhor qualidade de imagem para os operadores remotos.

“Será possível ainda, por meio da análise das imagens das câmeras de vídeo, avaliar a fila de pessoas, permitindo calcular o tempo de espera em um determinado terminal”, concluiu.

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