Brasil possui 280 startups especialistas em recursos humanos

Segundo levantamento do GPA e Liga Ventures, maioria das HRtechs se encontram no estado de São Paulo

Author Photo
9:02 pm - 20 de maio de 2022
startup pessoas trabalhando juntas escritório

O setor de startups que buscam desenvolver soluções para a área de recursos humanos das empresas anda aquecido no Brasil. Prova disso foram as captações recentes do setor, incluindo a Gupy que levantou R$ 500 milhões para, na sequência, adquirir a concorrente Kenoby.

Segundo Mapa de HRTechs brasileiras, feito pela Liga Ventures e o GPA, grupo que detém o Pão de Açúcar, ao todo o País conta com 280 iniciativas voltadas para o setor de recursos humanos, segmentadas em 19 categorias, como: Educação corporativa (14,54%), Processo seletivo (11,35%) e Saúde Ocupacional e bem-estar (9,57%).

“A conexão com ecossistemas de inovação é um dos pilares de atuação do GPA LabsLabs e, hoje, já contamos com mais de 10 HRTechs parceiras em nosso ecossistema. Com o Mapa de HRTechs conseguimos ter mais visibilidade deste segmento que é tão relevante para a empresa e que está em desenvolvimento constante, além de abrir ainda mais oportunidades para estruturarmos novos projetos de inovação”, comenta Monique Cavaletti, Head de Inovação do GPA.

Leia mais: RH está entre as áreas mais digitalizadas das empresas

As startups do segmento estão presentes em 60 cidades brasileiras. Os Estados que lideram o ranking de HRTechs são: São Paulo (59,93%), Minas Gerais (9,22%) e Santa Catarina (7,09%). Outro dado revelado pelo estudo é que cerca de 24% das soluções do segmento surgiram a partir de 2019 e 35% delas utilizam tecnologias de Data Analytics e People Analytics em suas soluções.

“Temos consciência de que o setor de RH é essencial para o desenvolvimento de times e, por consequência, das empresas como um todo. Agora, de posse dos dados desse mapa, conseguimos afirmar que o advento da pandemia do covid-19 acelerou ainda mais o lançamento das HRTechs no Brasil. Isso porque foi necessária a adoção de soluções ágeis e eficientes para continuar a estimular e gerenciar times à distância”, explica Bruna Silva, Product Manager da Scanner.

O Mapa de HRTechs foi desenvolvido pela Startup Scanner, base de startups no país, que conta com o apoio da PwC.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.