RH está entre as áreas mais digitalizadas das empresas

Segundo estudo, quase 80% das empresas no Brasil recorrem a softwares para pagamentos dos funcionários

Author Photo
10:27 am - 20 de abril de 2022
Imagem: Shutterstock

O setor de recursos humanos das organizações tem mostrado uma aptidão para a digitalização, indica pesquisa realizada pela Factorial e divulgada essa semana. Foram ouvidos mais de 700 gerentes, especialistas de RH, equipes operacionais e responsáveis pelo TI com o objetivo de avaliar tendências e desafios de recursos humanos no Brasil e no mundo.

Segundo a análise, a integração de softwares especializados nos processos de pagamentos dos funcionários já atende quase 80% das empresas só no Brasil. Só no Brasil, 67,5% dos entrevistados preferem digitalizar os processos de controle de jornada de trabalho, por entenderem que o setor de RH está cada vez mais especializado, competitivo e ágil.

Sendo softwares de recursos humanos os mais escolhidos para efetuar pagamentos, a gestão da folha também tem se tornado cada vez mais tecnológica: 75,6% aderiram à digitalização devido a uma melhor otimização de tempo, ampliação de recursos centralizados e especialização da área.

Leia mais: Vivo usa Salesforce para aprimorar experiência do cliente

De acordo com a pesquisa, um outro vetor de crescimento e aderência ao digital são as avaliações de desempenho realizadas pelo RH, que em 38,2% dos casos são mediadas por um programa especializado, enquanto 25,2% ainda são documentadas com o auxílio de planilhas do Excel.

Ainda, avaliações 90° (58,1%), Pesquisas de Clima (44,9%) e Autoavaliações (31,7%) entram no rol das ferramentas mais utilizadas para medir o desempenho dos colaboradores.

“Os softwares especializados estão ganhando espaço no setor de RH como um todo e, com base na pesquisa que a Factorial desenvolveu, pudemos analisar que, em sua maioria, já fazem parte da realização do controle de horários, gestão de férias e avaliações de desempenho, por exemplo. Essa transformação digital tem tornado o mercado de recursos humanos mais competitivo por capacitar o trabalhador, melhorando a sua autonomia e otimizando o tempo e as tarefas das empresas”, ressaltou Renan Conde, diretor de vendas da empresa no Brasil.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.