Bradesco desenvolve competências criativas em mais de 2,5 mil colaboradores

Cerca de 150 turmas já foram capacitados nos temas criatividade e inovação

Author Photo
10:15 am - 09 de fevereiro de 2018

Em 2014, o departamento de treinamento do banco Bradesco se transformou na Universidade Corporativa Bradesco (Unibrad), com o objetivo de desenvolver as competências individuais dos colaboradores, bem como ser alicerce e suporte das áreas de negócio da instituição.

Com o apoio da consultoria Bridge, a partir de 2015, os cursos Comportamento Criativo e Criatividade no Mundo Digital entraram na grade da UniBrad como redefinição dos conceitos de criatividade e inovação no banco. Nos três anos, mais de 2,5 mil colaboradores do Bradesco em cerca de 150 turmas já foram capacitados nos temas, na Escola de Inteligência de Negócios, uma das dez escolas da universidade corporativa.

Dentro do catálogo de cursos, o funcionário tem a autonomia de escolher qual é a trilha de autogestão de carreira que ele deverá seguir para se desenvolver. Por meio de palestras e treinamentos, são desenvolvidas competências de criatividade, inteligência de mercado, planejamento e alinhamento da estratégia.

Novo mindset

Segundo Carolina Veronica dos Santos Silveira, especialista em TICs na Educação e Design Instrucional e Analista de Treinamento do Bradesco, o foco dos cursos de Comportamento Criativo é estimular a capacidade do colaborador em rever um novo ponto de vista para solucionar problemas.

“Com o passar do tempo, vamos perdendo a confiança de que podemos inovar e dar novas ideias. E quando você entra em uma empresa e trabalha com processos, fica difícil ver além”, avalia, acrescentando que, para que seja evidenciada a criatividade, deve haver autoconfiança.

Já o curso Criatividade no Mundo Digital, destinado aos gerentes de relacionamento digital do Bradesco, foi demandado na época em que a Escola Digital surgiu e era necessário desenvolver uma série de competências e conceitos para a transformação de mindset, do operacional para o digital.

Por isso, foi apresentada uma solução com o objetivo de estimular, nos gerentes de contas, a criatividade, fortalecendo sua espontaneidade para darem novas respostas no cenário de relacionamento virtual com clientes, até então, novo para eles.  

Ainda de acordo com Carolina, as ideias que são aceitas em novos projetos são reconhecidas internamente pela instituição em um evento de premiação do departamento de inovação. Também é oferecido ao responsável pela ideia inovadora um almoço com o presidente do banco.

Além dos cursos presenciais de criatividade e inovação dedicados aos funcionários da instituição, o Bradesco ainda disponibiliza um e-learning de inovação aberto também a todos os seus clientes.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.