Bom atendimento ao consumidor é mais importante do que nunca, diz estudo

Relatório 'Navegando a experiência do cliente pós-pandemia' da Infobip revela crescimento no atendimento digital

Author Photo
12:00 pm - 15 de fevereiro de 2021
dia do consumidor dia do consumidor

A Infobip, plataforma de comunicação que conecta negócios a experiências de consumo em escala, realizou estudo com mais de 1.200 voluntários para entender mais sobre a experiência do consumidor digital. O resultado foi o relatório “Navegando a experiência do cliente pós-pandemia” que diz que 90% dos entrevistados acreditam que um bom atendimento é mais importante do que nunca, por causa da pandemia do novo coronavírus. Além disso, 82% se tornaram clientes fiéis de lojas que julgam ter um bom atendimento.

A pesquisa apresenta dados sobre os planos de gastos dos consumidores, expectativas de atendimento dos clientes e o impacto da covid-19 nos níveis de paciência. Com a pandemia do coronavírus, muitas lojas tiveram seu atendimento presencial limitado. Com isso, as pessoas recorreram a uma variedade de outros canais de atendimento ao cliente para obter a ajuda necessária, como chamada telefônica, e-mail, chatbot, mensagem de texto e mídias sociais.

Leia também: BitcoinTrade fecha parceria com BugHunt contra hackers

“Diante do crescimento nas compras pela internet, as marcas e varejistas precisam continuar investindo em tecnologias inovadoras de suporte ao cliente, que consigam atendê-lo e sanar todas as dúvidas que possam surgir. Demonstrar preocupação e cuidado com a experiência do seu consumidor é um ponto crucial para obter um público fiel”, comenta Caio Borges, head de vendas da Infobip no Brasil.

Os entrevistados também relataram que, durante essa nova experiência, precisaram se adaptar e aprender o valor da paciência. Apesar de 45% admitirem ter gritado pelo menos uma vez com um representante de atendimento, 78% dizem que a pandemia os tornou mais pacientes com as pessoas.

O relatório indicou que 44% dos entrevistados precisaram ligar ao menos uma vez para o banco ou a operadora de cartão de crédito. Além disso, um quarto dos consumidores afirmou ter usado um chatbot para se comunicar com uma marca ou varejista, e 69% tiveram uma boa experiência com o atendimento instantâneo. No entanto, 59% dizem que descobrir que estão conversando com uma inteligência artificial os deixaria com raiva.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.