Notícias

Boa comunicação de mudanças é essencial durante a pandemia

Se a expressão “distanciamento social” for escolhida para definir 2020, é importante que as empresas tenham em mente outras opções. “Comunicação”, “mudanças” e “adaptação” também devem estar no rol de conceitos que vão definir o futuro dos negócios pós-pandemia.

As mudanças exigidas para sobreviver durante um período de emergência nem sempre são fáceis. No entanto, tomar decisões de forma assertiva pode não apenas reverter momentos de queda como aproveitar dificuldades, transformando o momento em oportunidade. No fim das contas, um componente é fundamental para ajustar expectativas, acalmar ânimos e engajar clientes: a comunicação.

Em um artigo para a Inc, a jornalista e empreendedora Amy George lista três formas de comunicar mudanças para o seu time durante o período de pandemia.

Use os recursos disponíveis nas redes sociais

Uma das dicas de George é utilizar as Showcase Pages, que são voltadas para anunciar um novo produto ou evento exclusivamente. Ampliando um pouco o escopo dessa dica, é importante comunicar bem a abordagem do seu negócio por meio de redes sociais. O atendimento por WhatsApp, por exemplo, tem se consolidado como um canal rápido e direto com os consumidores.

Outras empresas têm investido pesado no Instagram, como forma de anunciar quais estão sendo suas medidas de segurança. Assim como ferramenta para informar o que estão oferecendo aos consumidores em tempos de pandemia.

 

Espalhe a palavra da mudança

Essa é uma ótima hora para tirar do papel aquela ideia do seu time de comunicação para newsletters, blogs e artigos no LinkedIn. Não apenas pela demanda por mais desse tipo de conteúdo, mas para informar os seus clientes (em potencial) sobre o que você está fazendo, compartilhar visões sobre a crise e explicar como sua solução pode ajudar nesse período.

A comunicação das mudanças é crucial. Ou, nas palavras da empreendedora: “agora é a hora de encontrar ou reservar tempo para escrever sobre o que você faz, o que sabe e como está ajudando outras empresas ou consumidores durante esse período difícil”, argumenta George.

 

Relacionamento importa

Outro ponto importante – além da comunicação de mudanças – é fomentar o networking. Juntos, podemos sair dessa mais rápidos e mais fortes. Ou seja, procurar por boas formas de manter relacionamentos com seus parceiros de negócios e de mercado é uma ótima ideia.

Para George, “se você não gosta de grupos de networking, intensifique suas reuniões individuais com outros profissionais, clientes em potencial, parceiros e colegas proprietários de pequenas empresas. Eu tive algumas reuniões individuais de café ou chá via Zoom. É sempre bom ver outro rosto e descobrir como os outros estão se saindo, sentindo e fazendo as coisas de maneira diferente agora”, conta.

Recent Posts

33% das empresas no Brasil aproveitam inovações tecnológicas para atingir metas de sustentabilidade, aponta estudo

Em um estudo recente intitulado "The Global Sustainability Barometer", realizado pela Ecosystm e divulgado pela…

32 minutos ago

Investigação da Justiça dos EUA examina alegações de fraude na Tesla

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos lançou uma investigação sobre a Tesla, visando alegações…

2 horas ago

Restrições dos EUA à Huawei impactam receita da Intel e mercado de semicondutores

As recentes restrições impostas pelos Estados Unidos à Huawei, uma das maiores empresas de telecomunicações…

3 horas ago

HP lança programa para parceiros focado em venda de IA

A HP anunciou essa semana o “go-live” de um conjunto de novos benefícios para parceiros…

4 horas ago

Visa aprimora uso de IA generativa em solução de pontuação antifraude

A bandeira internacional de pagamento Visa intensificou o uso de inteligência artificial generativa (GenAI) em…

5 horas ago

Roost moderniza rede da Unesp com soluções da Extreme Networks

A infraestrutura de rede da Universidade Estadual Paulista (Unesp) será modernizada usando tecnologia da Extreme…

6 horas ago