Se a expressão “distanciamento social” for escolhida para definir 2020, é importante que as empresas tenham em mente outras opções. “Comunicação”, “mudanças” e “adaptação” também devem estar no rol de conceitos que vão definir o futuro dos negócios pós-pandemia.
As mudanças exigidas para sobreviver durante um período de emergência nem sempre são fáceis. No entanto, tomar decisões de forma assertiva pode não apenas reverter momentos de queda como aproveitar dificuldades, transformando o momento em oportunidade. No fim das contas, um componente é fundamental para ajustar expectativas, acalmar ânimos e engajar clientes: a comunicação.
Em um artigo para a Inc, a jornalista e empreendedora Amy George lista três formas de comunicar mudanças para o seu time durante o período de pandemia.
Uma das dicas de George é utilizar as Showcase Pages, que são voltadas para anunciar um novo produto ou evento exclusivamente. Ampliando um pouco o escopo dessa dica, é importante comunicar bem a abordagem do seu negócio por meio de redes sociais. O atendimento por WhatsApp, por exemplo, tem se consolidado como um canal rápido e direto com os consumidores.
Outras empresas têm investido pesado no Instagram, como forma de anunciar quais estão sendo suas medidas de segurança. Assim como ferramenta para informar o que estão oferecendo aos consumidores em tempos de pandemia.
Essa é uma ótima hora para tirar do papel aquela ideia do seu time de comunicação para newsletters, blogs e artigos no LinkedIn. Não apenas pela demanda por mais desse tipo de conteúdo, mas para informar os seus clientes (em potencial) sobre o que você está fazendo, compartilhar visões sobre a crise e explicar como sua solução pode ajudar nesse período.
A comunicação das mudanças é crucial. Ou, nas palavras da empreendedora: “agora é a hora de encontrar ou reservar tempo para escrever sobre o que você faz, o que sabe e como está ajudando outras empresas ou consumidores durante esse período difícil”, argumenta George.
Outro ponto importante – além da comunicação de mudanças – é fomentar o networking. Juntos, podemos sair dessa mais rápidos e mais fortes. Ou seja, procurar por boas formas de manter relacionamentos com seus parceiros de negócios e de mercado é uma ótima ideia.
Para George, “se você não gosta de grupos de networking, intensifique suas reuniões individuais com outros profissionais, clientes em potencial, parceiros e colegas proprietários de pequenas empresas. Eu tive algumas reuniões individuais de café ou chá via Zoom. É sempre bom ver outro rosto e descobrir como os outros estão se saindo, sentindo e fazendo as coisas de maneira diferente agora”, conta.
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