BNDES terá moeda virtual própria

Ainda sem nome, moeda será usada para pagamento de fornecedore

Author Photo
7:14 am - 23 de fevereiro de 2018

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) terá uma moeda virtual própria para realizar suas operações. Ainda sem nome, a criptomoeda será restrita para o pagamento de fornecedores em projetos apoiados pelo banco, segundo informações do jornal O Globo.

O sistema de blockchain desenvolvido em parceria com a alemã KfW permitirá que todo dinheiro desembolsado seja rastreado por meio de um sistema eletrônico. A nova moeda será inaugurada em maio, para apoiar projetos do Fundo Amazônia.

“Seremos o primeiro banco de desenvolvimento a usar a tecnologia blockchain no mundo. A grande vantagem é dar transparência às operações”, diz o diretor de Planejamento e Crédito do BNDES, Carlos Alexandre da Costa, que diz também que será possível acompanhar até o segundo nível de pagamento, ou seja, quando um fornecedor subcontrata outro.

Como funciona

Com todos os registros arquivados no blockchain, para todo financiamento aprovado o BNDES vai repassar determinada quantia de moedas virtuais à empresa ou organização que solicitou os recursos. Na sequência, a criptomoeda será usada para contratar fornecedores previamente cadastradas na ferraementa. Com esse processo, os fornecedores poderão converter a moeda virtual em reais.

A diferença para o bitcoin, moeda virtual mais famosa, é que a do BNDES terá lastro e vai corresponder ao valor do repasse ou financiamento, algo não permitido com o bitcoin.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.