BNDES aprova investimento de R$ 15,6 mi do Funttel para a catarinense Clemar

Dinheiro será aplicado em inovação de infraestrutura 5G. Meta é reduzir impacto visual nas cidades brasileiras e melhorar cobertura

Author Photo
4:10 pm - 20 de fevereiro de 2024
leis de antenas, 5G, antena, bndes, telebrasil Imagem: Shutterstock

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou essa semana a aprovação de um financiamento de R$ 15,6 milhões à Clemar Engenharia para investimento na expansão de redes móveis 5G. Serão usados recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), arrecadado das operadoras e cujo é o investimento em inovação no setor.

O BNDES é uma das instituições habilitadas a operar com os recursos do Funttel.

A Clemar é uma empresa de Florianópolis (SC) que oferece soluções de engenharia. Possui unidade industrial em Palhoça (SC) e 13 filiais no Brasil. A empresa faz obras para o setor de telecomunicações, e oferece soluções de refrigeração para processos industriais, data centers e ambientes de missão crítica.

Leia ainda: IT Forum Trancoso reúne executivos da Microsoft, Positivo Tecnologia, IBM e CCR em plenárias

Segundo o banco, o dinheiro será usado pela Clemar para desenvolver soluções tecnológicas – como postes, tótens e caixas subterrâneas – para a ampliação de infraestrutura móvel de 5G no Brasil. Por meio de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), a companhia pretende lançar produtos que reduzam o impacto visual e o espaço ocupado por antenas – o 5G exige maior quantidade de pontos de distribuição de sinal e é associado à poluição visual nas cidades.

Para José Luis Gordon, diretor de desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior do BNDES, “a expansão da conectividade, é uma prioridade para o governo do presidente Lula, pois promove a ampliação de competências para a inovação e a geração de empregos qualificados no setor de telecomunicações”.

Segundo o banco, os investimentos em inovação da Clemar podem resultar em novas patentes ou modelos de utilidade associados a produtos para o setor de telecomunicações.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.