Notícias

Blockchain e outras tecnologias emergentes sustentam operação da FPS durante pandemia

Por influência de um amigo muito próximo, Marcone Barros entrou no mundo da Tecnologia da Informação por meio de um curso técnico que deu a ele a oportunidade de atuar como desenvolvedor de software. Foi se aprimorando até que, em 2009, foi convidado para coordenar o departamento de TI da Faculdade Pernambucana de Saúde, realizando projetos em diversas frentes para melhorar a experiência e ensino e também otimizar processos da empresa. E foi uma série de iniciativas realizadas neste ano que deram à Barros (e a FPS) o título de vencedora do prêmio ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI‘, na categoria Educação, e ocupando a 10º posição no ranking geral.

Chamado “Rápido para aprender, adaptar e fazer”, o case apresentado envolveu uma série de adaptações feitas para que a instituição de ensino pudesse dar continuidade ao seu calendário escolar, tanto o cronograma de aulas como processos seletivos e matrículas.

Para isso, Barros e sua equipe fizeram customizações em produtos que já eram utilizados pela empresa e também investiram no uso de apps e tecnologias como blockchain para efetuar de forma on-line atividades antes 100% presenciais.

Fazendo e aprendendo

Questões como implementação do trabalho remoto e aulas on-line não foram um problema para a faculdade, que já havia desenvolvido soluções para ambos os casos e precisou apenas escalar o uso. Barros explica que, dentro da questão das aulas, o único cuidado feito foi disponibilizar ao time de professores uma equipe 100% dedicada para resolver problemas durante as aulas.

O primeiro grande desafio apresentado ao time de TI foi encontrar uma forma de operacionalizar o vestibular de junho, que precisaria ocorrer de forma 100% on-line. Após algumas pesquisas, a FPS optou por utilizar uma plataforma omnichannel, adquirida para outra função, e customizá-la para suportar todo o processo. O trabalho de adaptação foi feito lado a lado com a equipe de educação, para encontrar o formato que melhor representasse a experiência física e respeitasse os aspectos educacionais que envolvem a realização de uma prova.

Leia a matéria completa no IT Forum.

Recent Posts

Biden investe US$ 285 mi em projeto de gêmeos digitais para semicondutores nos EUA

O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…

8 horas ago

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

13 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

14 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

14 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

15 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

16 horas ago